Alberto Bertelli nasceu no dia 3 de outubro de 1914 numa fazenda no município de São Roque em São Paulo, mudando-se cinco anos mais tarde para a capital.
Como qualquer criança teve uma infância normal, cujas lembranças serviram de alento para toda sua vida, principalmente a da visita do Rei Humberto da Bélgica, que, quando em São Paulo, fôra acolhido por 3 aviões, os quais fizeram acrobacias que ele, Alberto Bertelli, não esqueceu jamais.
Inicialmente o jovem Alberto Bertelli optou pelo automobilismo, entusiasmado pelo modelo que seu pai adquiriu em 1922; porém, com uma exibição a que assistiu maravilhado em 1935 e sua mudança para perto do Campo de Marte, Bertelli resolve começar a freqüentar os meios de aviação.
A partir daí, começaram as verdadeiras dificuldades, que foram desde a sua diferença de condição social para os outros frequentadores até a falta de apoio da família, amigos e do próprio patrão, quando a eles declarou o desejo de voar.
Durante toda a vida Bertelli enfrentou os mais variados inconvenientes, inclusive acidentes de aviação que quase lhe roubaram a vida. Mas tudo Bertelli soube enfrentar utilizando-se de sua humildade e nobreza de espírito, característica daqueles que, em amor ao que se dedicam, conseguem galgar os mais altos degraus.
O avião Buncker Jungman, esse avião foi utilizado para treinamento da maioria dos pilotos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, o projeto original era Alemão.
O avião Buncker Jungman foi um dos melhores aviões do mundo para treinamento e acrobacia, no Brasil Alberto Bertelli foi o seu maior piloto.
Sabemos agora, que por seu caráter e pelos seus atos, Alberto Bertelli foi a última figura legendária da aviação brasileira, o último representante da aviação romântica, proveniente de uma saga de homens em extinção.
O Senhor Alberto Bertelli é detentor de inigualável biografia relacionada à aviação nacional. Em 1944 brevetou-se como piloto comercial, exercendo referida atividade por mais de 40 anos. Alguns dados sobre sua biografia encontram-se anexados ao presente, sendo merecedor de destaque a menção a mais de 2000 (duas mil) apresentações aviárias, troféus e medalhas recebidas, e fato de ter sido membro honorário da Esquadrilha da Fumaça.
Dentre seus feitos históricos foi o único brasileiro a participar na Revoada Pan-Americana de 1949, como convidado especial do Ministério da Aeronáutica, tendo sido agraciado pela Força Aérea Brasileira com o título honorífico de Brigadeiro do Ar.
Maiores detalhes sobre sua conduta moral e profissional podem ser constatados com a documentação anexada à presente, além de outras informações que ficam à disposição.
O Senhor Alberto Bertelli deu início a vôos constantes entre São Paulo e o litoral Sul no ano de 1949, fazendo transporte de pescados. No ano de 1951 mudou-se para a cidade de Iguape, por existir na mesma um campo de aviação, no qual montou um táxi aéreo. Tendo em vista o fato do escritório do DER ser sediado em Pariquera-Açu, bem como o desenvolvimento de Registro-SP, no ano de 1952 mudou-se para o nosso município e atendia dentre outros clientes os engenheiros do DER e da empresa Camargo Correa, quando da construção da BR 116.
Curiosidade sobre o Alberto Bertelli
Estádio Alberto Bertelli em Registro-SP
Assim, desde 1952 até 1980, ano em que faleceu o Senhor Alberto Bertelli residiu na cidade de Registro-SP, tendo sido candidato a Prefeito de Registro-SP
Fontes:
Fonte: Site Turma Aguia
Fonte :Site Camara de Registro Fonte: Blog Curiosidades do Vale do Ribeira
No vídeo do Museu da TAM fala sobre o avião Alemão de acrobacias "Bucker Jungman" tendo como maior piloto do Brasil o saudoso "Alberto Bertelli" de Registro-SP.