10 contos infantis para se aplicar em sala de aula

A leitura de um conto já desperta o interesse da criança para outras histórias. Para as crianças do 1° ano do Ensino Fundamental I os contos de fadas são muito prazerosos de serem trabalhados, pois trazem consigo pontos a serem discutidos e refletidos pelos pequenos leitores ao unir o lúdico com a realidade de cada um.

10 contos infantis para se aplicar em sala de aula



  • Os Sete Corvos (Irmãos Grimm)


Uma menina nasce depois de sete irmãos e esses, quando vão buscar água para batizá-la, são amaldiçoados pelo próprio pai e transformados em sete corvos. A menina, sentindo-se culpada, consegue desfazer a maldição. Apesar de ter um final feliz, a história percorre um caminho diferente, ao trabalhar o suspense fugindo dos clichês românticos da maioria dos outros contos (a lua e o sol comem crianças e a menina precisa cortar o própria dedo para libertar os irmãos).

  • João e Maria (Irmãos Grimm)


Dois irmãos que ao serem rejeitados pela esposa de seu pai, um pobre lenhador, são deixados na floresta pelo mesmo acreditando que, assim, todos passariam menos necessidades. Os irmãos encontram uma casa feita de doces dentro da floresta e são enganados pela bruxa, que as atrai para comê-las. Por tratar de questões como os laços familiares (que no final prevalecem), ingenuidade e perdão, esse conto é ótimo para promover profundas reflexões sobre essas e outras problemáticas.

  • Branca de Neve (Irmãos Grimm)

Princesa que ao perder seu pai sofre nas mãos da madrasta, a qual a inveja por sua beleza. Clássico dos contos de fadas que atrai a atenção de meninos e meninas por trazer personagens como os divertidos sete anões e o valente caçador, além da figura do príncipe, é uma importante fonte para se trabalhar temas como inveja, vaidade, amizade, entre outros.

  • A Guardadora de Gansos (Irmãos Grimm)


Uma princesa vai a outro reino conhecer seu príncipe prometido junto com sua dama de companhia, um cavalo falante e um talismã. Acaba sendo vítima das armações de sua aia, sendo obrigada a trocar de papel com ela. Isso faz com que a verdadeira princesa sofra calada até que o rei perceba a farsa e desmascare a impostora. Esse conto trabalha questões como confiança, amizade, lealdade e a prevalência da verdade e do caráter sobre a mentira.


  • O Patinho Feio (Hans Christian Andersen)

Ao nascerem os bebezinhos da mamãe pata, ela se dá conta que um deles é bem diferente dos demais. Com o tempo, os irmãos mais semelhantes entre si começam a se envergonhar do distinto e os outros animais a desdenhar do “patinho feio”, o qual se vê obrigado a se afastar do seu convívio e percebe que, na verdade, é um belo cisne, surpreendendo a todos e encontrando a felicidade junto de seus semelhantes. Esse conto aborda temas como bullying, preconceito, amizade e relações familiares.

  • A Pequena Vendedora de Fósforos (Hans Christian Andersen)

A pequena vendedora de fósforos tira na venda dessas caixinhas o sustento para a sua família.

Contudo, acaba sendo vítima do inverno rigoroso e da falta de compaixão das pessoas. Trata-se de uma história que não possui um final feliz, porém trabalha temas como compaixão, solidariedade, pobreza, indiferença, sonhos e perda da infância.

  • A Roupa Nova do Rei (Hans Christian Andersen)

Divertida história que fala de um malandro que finge ser um alfaiate para tirar dinheiro do rei. O falsário começa a pedir materiais caros e salienta que somente os inteligentes conseguem enxergar as roupas por ele tecidas, fazendo com que o rei encomende uma imediatamente.

Todos do reino fingiam ver as roupas do rei, porém, no dia do desfile, ninguém contava com a sinceridade de uma criança a qual anuncia, em alto e bom som, que o rei estava nu. Por trabalhar de forma jocosa temas como falsidade, trapaça, inocência e sinceridade infantis esse conto se destaca.

  • Pinóquio (Carlo Collodi)

Gepeto sonhava em ser pai. Esse marceneiro constrói um boneco de madeira e dá-lhe o nome de Pinóquio. A fada azul concede vida e consciência (Grilo Falante) ao boneco, com a condição de ele exercer bravura, lealdade e generosidade, precisando sempre dos conselhos do Grilo, para se tornar um menino de verdade.

Porém, Pinóquio desvia-se do caminho do bem caindo nas tentações que lhe surgem, quase desperdiçando a chance que a fada lhe deu, o que entristece seu pai profundamente. Além dos três temas já citados, aborda também assuntos como mentira, esperteza, amizade e respeito aos mais velhos.

  • A Bela e a Fera (Madame Jeanne-Marie LePrince de Beaumont)

A filha mais nova de um mercador era bastante diferente de suas duas arrogantes irmãs. Em uma das viagens de seu pai, pediu-lhe que lhe trouxesse uma rosa como lembrança. Para se proteger de uma forte nevasca, o pai de Bela abriga-se num antigo castelo no qual é atacado por um monstro ao tentar colher a rosa de Bela. Ao longo da narrativa, a moça é posta como prisioneira no lugar do seu pai e passa a conhecer verdadeiramente a fera que lhe mantém cativa, ao mesmo tempo que consegue conquistá-la.

Humildade, generosidade, relacionamento familiar, aparência, beleza interior são alguns dos temas aqui que podem ser trabalhados.


  • Os Três Porquinhos (Joseph Jacobs)

Três porquinhos irmãos saem da casa de sua mãe para cada um construir sua própria moradia. O primeiro decide usar palha, o segundo opta pela madeira e o terceiro usa cimento e tijolos. Os dois primeiros levantam suas casas rapidamente, enquanto o terceiro demora, mas projeta sua casa de maneira mais completa.

Quando o lobo aparece, consegue derrubar com um sopro as duas primeiras casas, forçando os dois porquinhos a se abrigarem na casa do terceiro.

Somente lá ficam realmente seguros, percebendo que tanto trabalho valeu a pena. Assim como em outro conhecido conto – Chapeuzinho Vermelho – o lobo mau é seu destaque, mexendo com o imaginário das crianças. Esse conto é importante por ser uma das bases da Literatura Infantil, tratando temas como persistência, paciência, esforço e bondade.

Camila Lourenço Panhoca é graduada em Letras pela Unesp – Câmpus de Assis, Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR), especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelo CEUCLAR e professora do Ensino Fundamental I do Colégio Antares em Americana/SP.
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