Policia Ambiental flagra Passeriformes em cativeiro em Miracatu

A equipe de Polícia Militar Ambiental patrulhava o Bairro Vista Grande em Miracatu/SP quando avistou um barraco em meio a plantação de bananas, onde na área externa havia algumas gaiolas vazias penduradas na parede.

Pelo local a equipe realizou contato com o responsável do local que em razão da presença da Polícia demonstrou certa inquietação, momento que foi perguntado a ele se havia algo de ilícito do interior do barraco, de imediato respondeu que mantinha preso em gaiolas dos passeriformes nativos da espécie bigodinho, e um exótico da espécie canário belga, vindo a autorizar espontaneamente a entrada da equipe para realizar a vistoria que culminou na apreensão dos seguintes itens:


02 (dois) Bigodinhos (Sporophila Lineola) sem anilha.
07 (sete) gaiolas.
04 (quatro) bate para pássaros.

Sendo assim, foram adotados as providências de cunho administrativo em desfavor do Sr. Infrator, por por ter em cativeiro, espécimes da fauna silvestre nativa, incorrendo no disposto do artigo 25 § 3º inciso III da Resolução SMA nº 005/21, multa no valor de R$ 1.000,00.


Considerando que os pássaros foram caçados na mesma localidade da apreensão, e por não apresentarem sinais de ferimento e nem de maus tratos, com aspecto de recente captura, bravios e agitados, além de serem nativos desta região do estado de São Paulo, foram todos libertados imediatamente em seu habitat natural.

Por se tratar de crime ambiental incurso no artigo 29 parágrafo 1° inciso III da lei 9605/98 faz-se necessário o encaminhamento de expediente junto a Delegacia de Polícia Civil de Miracatu para registro e apuração.

Policia Ambiental flagra Passeriformes em cativeiro em Miracatu


Postagem Anterior Próxima Postagem