Espetáculo gratuito acontece neste sábado, dia 8, no Sesc Registro-SP
O Boteco do Ribeira recebe neste sábado, dia 8 de outubro, o músico e compositor Lara Cantador do Vale para apresentação do show “Paisagens”, que acontece na Marquise do Sesc Registro, às 17h. O projeto da unidade tem o objetivo de valorizar a produção cultural regional, abrindo espaço para a apresentação de músicos da região. Lara (voz, viola e violão) estará acompanhado do filho Pedro Mendes (violão e arranjos) e Pedro Navalla (percussão). {alertInfo}
Muitas são as paisagens naturais, históricas, culturais e patrimoniais que formam o território do Vale do Ribeira e que estão sempre presentes na trajetória de trabalho do músico, que é natural de Juquiá e atualmente reside em Iguape. Reconhecido por contar e cantar histórias que remetem às belezas naturais e à diversidade cultural dos povos da região, Lara traz ao espetáculo “Paisagens” um cancioneiro popular que expressa toda essa beleza e riqueza do Vale do Ribeira.
No repertório estarão poemas entremeando canções inéditas e conversas com o público sobre a origem das canções e o contexto de paisagens históricas, como as que falam das cidades de Iguape e Cananeia e, principalmente, as que cantam o principal elemento natural da região e o que lhe dá identidade: o rio Ribeira de Iguape.
Entre as músicas do espetáculo estão “Canto de Fé”, que remete às tradições e religiosidade do povo caiçara, e “Preto Véio” e “Se essas águas vié”, essas duas últimas de autoria do poeta de Miracatu, Júlio Cesar da Costa, parceiro de Lara na formação do Batucajé do Vale, grupo que há 25 anos vem divulgando a cultura tradicional do Vale do Ribeira.
Lara vai apresentar também “Canoa taiada”, composição que criou quando viu, de cima de um morro da cidade natal, um canoeiro passando pelo rio Juquiá, grande manancial tributário do Ribeira. “Parecia um balé descendo as águas do rio”, conta o músico. No repertório estará ainda “Falares indígenas”, canção que homenageia a riqueza da língua tradicional dos povos ancestrais.
Além de cantar, compor e tocar viola e violão, Antônio de Lara Mendes é pesquisador da música regional do Vale do Ribeira e produtor cultural de musicais e manifestações populares tradicionais. A influência artística vem dessas expressões culturais: desde criança, Lara via o pai, Basílio Mendes, tocar rabeca em festas do Divino, Reiadas, Erguida de Mastro e Entrudo (Carnaval). O primeiro instrumento que ganhou foi um cavaquinho que o próprio pai confeccionou e, com 12 anos de idade, começou a tocar violão, instrumento com o qual brinda o público com acordes e ritmos que retratam o rico universo cultural do Vale do Ribeira. Nessa trajetória musical, Lara também influenciou os três filhos: Basílio (falecido) era contrabaixista; André é flautista e Pedro Mendes, violonista.
A atividade é gratuita e aberta ao público. Acompanhe a programação do Sesc Registro-SP: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/
Serviço:
Programação:
Sesc Registro-SP – Boteco do Ribeira
Paisagens
com Lara Cantador
Dia 8, sábado, 17h - Marquise
Mais informações: