Vender bem muitas vezes não significa ter lucro se o empresário não estiver atento aos gargalos desnecessários como gastos, precificação equivocada, contratações, controle de estoque e outros erros na administração do negócio. É preciso um olhar criterioso para o que os números da sua empresa estão dizendo.
“Indicadores numéricos das empresas precisam ser analisados com responsabilidade e critério para que não só a gestão do negócio seja feita de forma assertiva e sem “surpresas” desagradáveis ao longo do período mas, também para tomada de decisões certeiras. Os números que a sua empresa mostra mês a mês, não só falam, como gritam e é preciso estar atento a eles”. A frase é de Felipe Junqueira, fundador da NÚMEROS FALAM, empresa sediada no Vale do Ribeira que auxilia empresários a avaliarem o desempenho dos seus negócios, seja no que diz respeito a entradas e saídas, compras, fornecedores, estoque, gastos e projeções futuras de investimento. A empresa vem trabalhando ao longo de quase dois anos e têm conseguido resultados positivos junto aos clientes que atende. “Cada um tem uma necessidade diferente e nosso papel é entender os problemas de forma personalizada para traçar a melhor estratégia. Atuamos de forma cirúrgica nas feridas que estão atingindo a administração da empresa, observando os gargalos pelos quais o dinheiro está escoando, não conseguindo assim o desempenho necessário para administração saudável do seu negócio. Por melhor que uma empresa venda seus produtos ou serviços, o mais importante é quanto “sobra” de lucro no final do mês”, alertou Felipe Junqueira.
Um exemplo disso foi o caso da Tamega, distribuidora de vinhos e palmitos sediada em São Paulo, que precisou de uma análise na maioria dos setores, sendo reavaliado o quadro de funcionários, feito um levantamento das dívidas, ajuste dos preços de venda e negociação com fornecedores, fazendo com que a empresa passasse a respirar com mais tranquilidade”, contou. Para Isabela Araújo, sócia proprietária da Tamega, a parceria com a Números Falam foi essencial em um momento delicado pelo qual a empresa passava. “Já temos mais de 1 ano de prestação de serviço da Números Falam e posso afirmar que hoje a saúde financeira da empresa é outra. O trabalho é gradativo e requer muita disciplina por parte dos empresários, mas vale a pena”, explicou Isabela.
Outra empresa atendida pela Números Falam é a Tenri, maior indústria de pães do Vale do Ribeira. O serviço também está completando mais de um ano e através dos indicadores apresentados mês a mês foi possível identificar problemas de logística da frota, que incidiam diretamente nos gastos e nas vendas. “Hoje a empresa consegue controlar com mais clareza a quantidade de venda de cada produto, mapeado por cidade e cliente, o que facilita uma série de decisões, como lançamentos, promoções, ações de marketing, entre outros. “Ter um profissional que nos auxilie na leitura do que os números da empresa mostram é um fator diferenciado. Sem contar que há orientações durante as reuniões de resultados, análise do mercado em geral e projeções de metas futuras”, afirmou Yutaka Ishida, diretor da Tenri.
Felipe Junqueira afirma que a prestação do serviço pode ser aplicada em empresas de diversas áreas. “Atendemos uma oficina mecânica em Registro e acompanhar a evolução da empresa é extremamente gratificante. Após alguns meses de trabalho a Oficina do Lael já está mudando para um local muito maior para atender as demandas de serviço”, falou Felipe Junqueira, ressaltando que “nesse caso específico da oficina, os números mostraram que havia muito serviço mesmo antes da Números Falam, porém, na maioria deles, o tempo de execução e custo benefício não compensavam. Ajustado isso, a lucratividade começou a aparecer”. Segundo o proprietário da Oficina, Lael Marrafo, “avaliar os números de forma mais atenta nos ajudou inclusive em questões como melhor controle de estoque e outros detalhes do dia a dia que muitas vezes passam despercebidos e você não se dá conta que pode resolver muitos problemas ajustando coisas simples”. Felipe Junqueira lembra ainda que todo cliente é um novo desafio, mas também uma grande troca de experiência e aprendizado para ambas as partes e que o serviço pode auxiliar muito as empresas no Vale do Ribeira a mudarem a forma como enxergam os seus resultados. “É um novo olhar sobre o seu negócio, uma avaliação minunciosa, em uma leitura para apontar caminhos. Acredito que no universo de um mercado cada vez mais competitivo é o que pode fazer a diferença”, concluiu. Para conhecer melhor a prestação de serviço é só acessar o site www.numerosfalam.com.br, podendo até preencher um cadastro para um primeiro contato. Nas redes sociais é só buscar por @numerosfalam ou tirar dúvidas no whatsapp 11 993722597. {alertInfo}