Maria Antônia Aparecida de Luca foi premiada no dia 20 pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
Concorrendo com 174 produtores de café do Estado de São Paulo, a cafeicultora Maria Antônia Aparecida de Luca, conhecida como “Cota”, venceu no dia 20 o 21º Concurso de Qualidade do Café, realizado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A produtora de Barra do Turvo foi premiada em primeiro lugar na categoria Coffea arabica convencional preparada por via úmida.
Conhecida como a terra das bebidas, do leite de búfala, da erva mate e, claro, do café, Barra do Turvo realizou em 2022 um Plano de Desenvolvimento Local (PDL) em parceria com o Sebrae-SP. Entre as diversas ações do projeto para o desenvolvimento do município, estavam o Programa Vocacional de Café e soluções tecnológicas Sebraetec e Inova Senar, que a produtora participou.
“Essa foi uma grande conquista, pois melhorou a alta estima de todos os agricultores envolvidos no projeto municipal. Superamos regiões tradicionais na produção de café e rompemos um paradigma de que regiões de baixa altitude não podem ter café de qualidade. Hoje colocamos o Vale do Ribeira como a nova fronteira de cafés especiais do Estado de São Paulo”, comemora a produtora. {alertInfo}
A vencedora destaca, ainda, a parceria que teve em Barra do Turvo para alcançar esse resultado. “Devo compartilhar essa conquista com inúmeros parceiros que foram indispensáveis para chegar neste momento. Desde o prefeito Dr. Jefferson Martins, passando pelo secretário João Barroca, o engenheiro agrônomo Mario Cavallari Neto e, claro, o Sebrae-SP, na figura do consultor Anderson Lima que nos ajudou com questões de gestão da propriedade e logística para a comercialização. Me tornei uma produtora mais atenta às demandas de mercado e padrões de qualidade necessários. Por conta disso, hoje nos sentimos empresários rurais e não apenas agricultores familiares”, destaca.
"Barra do Turvo possui cerca de 30 cafeicultores familiares que cultivam o café para o Vale do Ribeira. A premiação rompeu os limites geográficos e elevou o patamar do município, o que vai auxiliar na sequência do desenvolvimento econômico da cidade, com geração de novos empregos e renda", comemora o consultor de negócios do Sebrae-SP, Anderson Lima.
O município de Barra do Turvo representou o Vale do Ribeira com um stand na Feira do Empreendedor 2022 expondo o potencial turístico da região, inclusive servindo o café local. O Sebrae-SP, cada vez mais próximo dos munícipes, inaugurou uma unidade do Sebrae Aqui na cidade em 2022 em parceria com a Prefeitura Municipal. Para o próximo ano, o PDL vai continuar com diversas ações para quem já empreende ou pensa em abrir um negócio.
Cafeicultora de Barra do Turvo vence concurso estadual de qualidade do café |