Polícia Ambiental flagra pesca ilegal por Iguape

As equipes de Polícia Militar ambiental realizavam patrulhamento ostensivo náutico pelo canal do Mar Pequeno sentido boca da barra de Iguape, local onde a pesca da manjuba é proibida, conforme a IN Ibama nº 033/04 e segundo informações neste local estava ocorrendo pesca predatória sendo praticado por embarcações com utilização de redes.

Navegando pela região lagunar as equipes avistaram a pesca sendo praticada no local e quando os pescadores avistaram as embarcações policiais, deram início ao recolhimento das suas redes e começaram a evadir-se sentido os bairros Barra do Ribeira e Praia do Leste.

Durante a tentativa de abordagem a uma embarcação sendo ocupada por dois pescadores o condutor da embarcação não obedeceu a ordem legal de parada, dificultando a fiscalização ambiental, evadindo-se da boca da barra pelo Rio Ribeira de Iguape, sentido o bairro da vila nova.

Em dado momento, ainda na tentativa de abordagem, o pescador que estava na proa da embarcação pulou no rio e evadiu-se nas margens do Rio Ribeira adentrando na mata existente na região não sendo possível abordá-lo.

A embarcação acabou sendo abordada pela equipe mais a frente, onde foi possível identificar o condutor e dono dos materiais, também foi observado grande quantidades de pescado (manjuba ) e redes, questionado, o infrator relatou que estava pescando na boca da barra e que quando percebeu a presença das embarcações policiais, tentou evadir-se com seu colega temendo a fiscalização, já que não possuía carteira de pescador profissional e que tinha conhecimento de que o local é proibido.

Diante das ilegalidades constatadas o individuo, petrechos e embarcação foram conduzidos para a delegacia de polícia local, onde a autoridade tomou conhecimento dos fatos determinando a elaboração do boletim de ocorrência e auto de exibição e apreensão dos objetos apresentados pela equipe, o infrator foi autuado em um total de R$ 5.360,00 pelas infrações cometidas.

O pescado apreendido (31 quilos de Manjuba) por apresentar boas condições para o consumo humano foi doado a (Sociedade Amigos do Bairro do Rocio) no município de Iguape.

Polícia Ambiental flagra pesca ilegal  por Iguape
Polícia Ambiental flagra pesca ilegal  por Iguape 



Postagem Anterior Próxima Postagem