Cananéia recebe o primeiro curso gratuito de teatro para crianças e adolescentes

Cananéia recebe o primeiro curso gratuito de teatro para crianças e adolescentes


Iniciativa inédita na cidade é uma realização do Projeto Boto-cinza

As aulas são voltadas para alunos do 1º ao 9º ano das escolas municipais. As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de março



O Projeto Boto-cinza, uma realização do Instituto de Pesquisas Cananéia – IPeC e patrocínio da Petrobras Socioambiental, abriu as inscrições para o “Programa Boto em Cena”, que tem como objetivo despertar a sensibilidade artística e oferecer ferramentas para que crianças e adolescentes desenvolvam habilidades em qualquer área do conhecimento, por meio do teatro. 

São 30 vagas disponíveis, divididas igualmente entre duas turmas, infantil e juvenil. As inscrições vão até dia 13 de março.


Para se inscrever, os responsáveis dos alunos interessados devem preencher a ficha de inscrição que está na disponível nas secretarias e diretorias das escolas municipais. 

O período de seleção acontece de 14 a 24 de março. A divulgação dos selecionados será feita por ligação para os responsáveis dos alunos, pelo número de telefone informado no momento da inscrição, a partir do dia 29 deste mês.


O Programa “Boto em Cena” integra a estratégia de atuação em Educação Ambiental do Projeto Boto-Cinza, que atua em Cananéia há mais de 40 anos, buscando o conhecimento e a conservação do boto-cinza (Sotalia guianensis), espécie ameaçada de extinção. 

Além da pesquisa científica, a equipe do projeto promove atividades de educação, conscientização ambiental e valorização da cultura local.

De acordo com Caio Noritake, coordenador do Projeto Boto-cinza, o objetivo em trazer o primeiro curso gratuito de teatro para Cananéia é fortalecer a educação, cultura e vocações locais. 

"Por meio de iniciativas como o curso de teatro, queremos contribuir para o desenvolvimento socioambiental da cidade e na valorização das potencialidades locais, como a cultura. 

Temos uma relação muito boa e de muito carinho por Cananéia. Esperamos que os alunos possam desfrutar das aulas, que o curso traga impactos positivos que eles possam levar para toda a vida”, complementa Noritake.


Boto em Cena


As aulas serão semanais e conduzidas pela arte-educadora Bárbara Coghi, formada em Artes Cênicas. Com as atividades previstas, segundo Bárbara, o curso visa despertar a sensibilidade artística dos alunos e oferecer ferramentas para desenvolvam habilidades em qualquer área do conhecimento.


“Por meio de jogos lúdicos e brincadeiras, o aluno se diverte, começa a se soltar, perder a timidez e descobre as possibilidades de criação dentro do universo lúdico do teatro. 

A prática teatral estimula o trabalho colaborativo, a criatividade, espontaneidade e comunicação. 

O teatro é uma linguagem artística que dialoga com todas as outras áreas de conhecimento, é por meio do teatro, cinema e TV que comunicamos os mais diversos assuntos com o público”, explica a professora.

No curso os alunos praticarão diversas atividades, dentre elas: jogos teatrais, expressão corporal e vocal, exercícios de interpretação, musicalização e diferentes linguagens teatrais, como o de formas animadas, lambe-lambe, de objetos e entre outras práticas. 

 O aluno se envolve com o fazer teatral por meio de brincadeiras lúdicas, conforme detalha a arte-educadora.


Aulão experimental


Neste sábado, dia 11, o Projeto Boto-cinza também promoverá um aulão experimental, na sede do projeto, localizada na Avenida Nina, número 523, Retiro das Caravelas, para os interessados que queiram vivenciar um pouco do universo teatral e para aqueles que têm a curiosidade de saber com serão as aulas. 

O aulão será realizado em dois momentos: às 9h, para os adolescentes do 6º ao 9º ano, e às 14h, para as crianças do 1º ao 5º ano.

O aulão experimental também é gratuito.


Sobre o Projeto Boto-cinza


O Projeto Boto-Cinza é uma iniciativa do IPeC que visa o conhecimento e a conservação desta espécie, bem como do seu habitat. As atividades tiveram início na década de 80 na região de Cananéia, litoral sul do Estado de São Paulo. 

Ao longo deste período foram desenvolvidos inúmeros trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado com o apoio do Instituto de Pesquisas Cananéia e parcerias com diferentes instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior. 

Além da pesquisa científica, a equipe do projeto promove atividades de educação, conscientização ambiental e valorização da cultura local, o que confirma seu papel como importante colaboradora na busca de soluções para os problemas socioambientais da região. 

O projeto participa de redes gestoras das áreas ambiental, turística e cultural e os resultados dos estudos desenvolvidos são disponibilizados, passando a ser incorporados em pautas de discussões da agenda local.


Cananéia recebe o primeiro curso gratuito de teatro para crianças e adolescentes
Cananéia recebe o primeiro curso gratuito de teatro para crianças e adolescentes


Postagem Anterior Próxima Postagem