COMDEMA de Cananeia discute fechamento do Valo Grande para diminuir impactos ambientais
O COMDEMA é um dos Conselhos Municipais que possuem a representação da Associação Rede Cananéi
A Associação Rede Cananéia participa de vários Conselhos municipais, representando a sociedade civil organizada. Entre tais Conselhos está o COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente de Cananeia, que nesse ano iniciou com a primeira reunião discutindo sobre as macrófitas aquáticas, com a grande quantidade de água doce que chega no canal do Valo Grande pelo Rio Ribeira de Iguape, prejudicando, há muitos anos, os manguezais da região do Lagamar.
Com a alta quantidade de água doce no canal os manguezais vêm morrendo e nisso surge as macrófitas, que são grandes ilhas de vegetação, do tamanho de um campo de futebol no estuário do Lagamar, chegando por várias vezes ao braço de mar de Cananeia e destruindo cercos, redes de pesca artesanal, entre outros.
Dessa forma, no dia 30 de janeiro, às 14h00, sala de reuniões situada à Avenida Pinta, 759, bairro Retiro das Caravelas, Cananeia - SP.
Iniciou-se essa discursão e para uma possível diminuição desse impacto, será fechado o Valo Grande, que foi aberto no século XIX.
O convite da reunião foi estendido a outras instituições envolvidas com o tema como CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Colônia de Pescadores, Departamento Municipal de Agricultura e Pesca, Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Iguape, Polícia Militar Ambiental de Cananeia e Marinha.
COMDEMA de Cananeia discute fechamento do Valo Grande para diminuir impactos ambientais |