Dica de Filme - Once - apenas uma vez - 2007
Um Encontro Afetivo E Musical
Tenho um imenso prazer em vasculhar toda a arte e cultura que me emociona, apesar de não ser uma especialista no assunto. Há um termo utilizado no Mindfulness (conceito que significa prestar atenção no momento presente) que fala sobre ter curiosidade de uma criança, estimular para que a capacidade da surpresa nunca falte, além do interesse pelo mundo externo a partir de um interior relaxado, receptivo e confiante.
Então utilizei desse meio para fuçar as minhas redes sociais. Descobri que está prestes a estrear uma peça chamada " Once- O musical”, baseado em um filme com o mesmo nome, e usando minha curiosidade quis saber qual filme era esse, pois li que tinha sido premiado inclusive com o Oscar (Melhor canção original de 2008). Para minha surpresa o filme estava disponível no Youtube gratuitamente.
E de maneira imediata e sem planejamento assisti ao filme e tive uma grata experiência . “Once: apenas uma vez” se passa em Dublin na Irlanda e retrata o encontro de um músico de rua com uma vendedora de flores que também é pianista.
Sem grandes reviravoltas no roteiro e quase sem nenhum contato físico é incrível a conexão dos dois originado pelo dom em comum: a música!
Não é um filme dançante ou de pausas para grandes coreografias, é singelo e emocionante. A construção gradativa de uma relação afetiva, de respeito e experiências genuínas. Os dois vivem o momento presente, desfrutando do que ela pode oferecer - sem cobranças ou falsas expectativas - com ajuda e apoio mútuo no que é importante para cada um. É tão intenso que nem é necessário saber o nome deles para compreender a sua essência.
O resultado disso são grandes canções, aliás, essa é a grande marca do filme.
A pergunta que sempre faço após uma experiencia como essa é: ”Como nunca ouvi falar sobre esse filme antes?” Na sequência, eu mesma respondo: “Não faria o mesmo sentido se você o assistisse 15 anos atrás”. Agora estou eu aqui, ouvindo incansavelmente a música Falling Slowly, ganhadora do Oscar e descobrindo que os atores principais (Glen Hansarde Markéta Irglová), que são músicos na vida real, compuseram além dessa música, quase todas as outras do filme.
Enfim, essa é a minha sugestão para quem se interessa por filmes fora do circuito blockbuster (termo utilizado para filmes de elevado nível popular) mas com uma mensagem reflexiva e de muito afeto.
Referência
ONCE: Apenas uma vez. Direção e Roteiro: John Carney. Produção: David Collins e Martina Nilanda. Irlanda, 2007.
Thatiane Pontes de Oliveira Takaki - Psicóloga. Especializada em Psicologia Positiva - Ciência do Bem-Estar e Autorrealização pela PUCRS. Afiliada ao Programa RAFCAL (Reeducação Afeto Cognitiva do Comportamento Alimentar), Pós-Graduanda em Terapia do Esquema e há 14 anos atua na Rede de Atenção Básica de Saúde em Registro-SP
Contato:
Instagram: @thatypontes
Email: thatypontes@gmail.com
Dica de Filme - Once - apenas uma vez - 2007 |