Encontros dão início a curso de implantação de hortas comunitárias acessíveis

Encontros dão início a curso de implantação de hortas comunitárias acessíveis


Projeto do Sesc Registro-SP começa sábado (dia 25) com bate-papo sobre Tecnologias Sociais e Ancestrais e segue até julho com oficinas práticas para instalação de duas hortas comunitárias, acessíveis e agroecológicas.

A crise socioambiental atual e seus impactos sobre os modos de vida de povos tradicionais, as práticas ancestrais de comunidades quilombolas e indígenas do Vale do Ribeira e suas relações com a natureza e a apresentação de iniciativas que mobilizam diferentes comunidades do campo e da cidade em ações voltadas ao bem comum e à sustentabilidade. 

Esses são alguns dos temas em pauta nos encontros que o Sesc Registro-SP realiza neste sábado (dia 25/03), dando início ao curso “Territórios Educadores: Tecnologias Sociais e Ancestrais”.

O curso é gratuito, se estende até 22 de julho e integra o projeto Territórios do Comum, promovido pelo Sesc São Paulo em diversas unidades no estado. Por meio de encontros e oficinas práticas, os participantes terão a oportunidade de dialogar sobre diversos aspectos que envolvem as Tecnologias Sociais e Ancestrais e de construir, até o final da jornada educativa, duas hortas comunitárias acessíveis, inclusivas e de base agroecológica em Registro-SP: uma no CRAS Bloco B e outra na Escola Municipal Profa. Olga Clivatti Rodrigues, no Jardim São Paulo.

No primeiro encontro deste sábado (dia 25), a partir das 14h, representantes do Quilombo São Pedro (Eldorado) e da Aldeia Arandu (Itariri) trazem relatos sobre os saberes e o modo tradicional de vida de suas comunidades, sempre relacionados com a natureza, além das práticas ancestrais de trabalho com a terra nos territórios quilombolas e indígenas do Vale do Ribeira.


A mediação da conversa será feita por integrante do Instituto Socioambiental (ISA), organização que atua com as comunidades quilombolas da região.


Logo após, às 16h30, serão feitas apresentações da AgroFavela Refazenda (G10 Favelas), iniciativa que implantou uma horta comunitária em Paraisópolis (na cidade de SP), e que também atua com capacitação e empreendedorismo feminino em projetos de combate à fome e de incentivo à geração de trabalho e renda.

Participa também do bate-papo a Heborá, empresa que desenvolve produtos das abelhas nativas sem ferrão e ações de capacitação com mulheres do campo, inclusive no Vale do Ribeira. A mediação será feita pelo educador do Sesc Santos, Antônio Celso.

Os encontros deste sábado são abertos ao público, mas as vagas limitadas. É necessário retirar senhas com 30 minutos de antecedência. Haverá tradução em Libras.

Hortas agroecológicas, acessíveis e inclusivas


É preciso se inscrever antecipadamente para participar das oficinas práticas quinzenais que vão conduzir à instalação das hortas e que serão realizadas no CRAS Blobo B e na escola municipal do Jardim São Paulo, a partir da primeira semana de abril.


O link para as inscrições é (bit.ly/TerritoriosDoComumSescRegistro) e as dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail com a Rafaela Aguilar, agente de educação ambiental do Sesc Registro-SP (rafaela.aguilar@sescsp.org.br).


Coordenadora do projeto, Rafaela explica que as hortas serão de base agroecológica, seguindo práticas mais harmônicas com a natureza, como a não utilização de fertilizantes químicos e agrotóxicos e também priorizando o uso de compostos orgânicos na adubação e a diversidade de espécies no plantio e cultivo.

As hortas também devem ser inclusivas e acessíveis a todas as pessoas, com implantação de canteiros compatíveis (em tamanho e altura) com a idade e condições físicas das pessoas que vão manejar o espaço produtivo, entre outras medidas de acessibilidade.


Também será feito uso de materiais reaproveitados para instalação das hortas, uma oportunidade de promover a reflexão sobre consumo consciente, destinação adequada de resíduos sólidos, adoção de alternativas mais sustentáveis de produção, entre outros temas.

As oficinas serão coordenadas por Pedro Baiano (CSA CEAFIM/Barra do Turvo), Fubá-Educação Ambiental e Criatividade, Quilombo Nhunguara (Iporanga), Profa. Dra. Alcivânia de Melo e Silva (Unesp Registro) e Rafael Guimarães (Preservalle).


O curso tem a parceria do Instituto Federal (IFSP-Registro), Instituto Socioambiental (ISA), Unesp (Campus Registro-SP) e Prefeitura Municipal de Registro, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente, Educação, e de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária.


Serviço:


Programação Sesc Registro-SP


Curso: Territórios Educadores: Tecnologias Sociais e Ancestrais


Inscrições pelo link: bit.ly/TerritoriosDoComumSescRegistro


Dúvidas: e-mail: rafaela.aguilar@sescsp.org.br


Encontros de Abertura


Dia: 25/03 (sábado)


14h: Tecnologias ancestrais e os saberes nos territórios tradicionais


Com Quilombo São Pedro, Tekoa Arandu e mediação do Instituto Socioambiental.


16h30: Tecnologias sociais e ações comunitárias


Com AgroFavela, Heborá e mediação de Antonio Celso, educador do Sesc SP.


Local: Sesc Registro-SP


Aberto ao público-Retirada de senha com 30 min de antecedência


Acessível em Libras

Oficinas (com inscrições prévias)


A partir de 4 de abril


Locais: CRAS Bloco B e EMEF Profa. Olga Clivatti Rodrigues/Jardim São Paulo.


Temas:
Horta Escolar como espaço educador


Com Fubá - Educação Ambiental e Criatividade


Acessibilidade em hortas comunitárias


Com Fubá - Educação Ambiental e Criatividade


Agricultura urbana e Agrofloresta: aprendendo com a natureza


Com Pedro Baiano


Implementando uma horta agroecológica acessível


Com Pedro Baiano e Fubá - Educação e Sustentabilidade


Produção de sementes e mudas


Com Quilombo Nhunguara e Profa. Dra. Francisca Alcivânia de Melo Silva/Unesp


Compostagem: uma tecnologia social ao alcance de todos


Com Rafael Guimarães/PreserValle



Encontro final – aberto ao público


Economia solidária: por uma soberania alimentar nos territórios


Com CooperCentral Vale do Ribeira, Academia Carolinas e mediação de Thaís Mascarenhas do Instituto Kairós


Dia: 22/7 (sábado), das 15h às 17h.


Local: Sesc Registro - Acessível em Libras.

Encontros dão início a curso de implantação de hortas comunitárias acessíveis
 Encontros dão início a curso de implantação de hortas comunitárias acessíveis


Postagem Anterior Próxima Postagem