Estrelas da Paracanoagem que treinam no Polo Nacional da Ilha brilharam na Copa Brasil, em Campo Grande
Com 100% de aproveitamento, os atletas que treinam no Polo Nacional de Paracanoagem da Ilha Comprida, Igor Tofaline, Fernando Rufino, Giovane Vieira e Uilian Ferreira, brilharam na Copa Brasil de Paracanoagem, disputada no final de semana, em Campo Grande , no Mato Grosso.
O professor da Escola Municipal de Canoagem da Ilha, Thiago Pupo, que treina os atletas paralímpicos, comemorou os resultados e a classificação para o Mundial, na Alemanha, competição que vale vaga para os Paralímpicos, na França.
A competição contou com a presença de 70 atletas, grandes nomes da modalidade. De acordo com a organização, a maior disputa foi VL2 Masculino 200 metros, entre Fernando Rufino (CRA) e Igor Tofalini (ICL). Depois de muita emoção, Tofalini levou a melhor e mantém o favoritismo sobre o Cowboy de Aço que competiu em casa.
A final masculina do VL2 contou com seis canoístas na água, Rufino saiu na frente, mas nos metros finais o atleta do Iate Clube de Londrina/PR, o superou e fechou o tempo em 00:49.090s. Esta é a terceira disputa direta em finais da dupla, sendo todas superadas por Tofalini que ganhou a medalha de ouro no Mundial e no Campeonato Pan-americano do ano passado em Halifax no Canadá.
“Todo dia é uma disputa pra gente, treinamos juntos em Ilha Comprida/SP, então sempre estamos dando o máximo. Eu me sinto privilegiado de treinar ao lado de grandes atletas como ele (Rufino). Essa boa disputa pra mim faz com que eu entre na água diariamente com mais coragem, e com a vontade de ganhar mais medalha. E é importante essa disputa também, porque faz a gente crescer com certeza”, fala Tofalini.
Fazendo o percurso de 200 metros na canoa em 00:50.080s, e ficando menos de um segundo de diferença de Tofalini, Fernando Rufino que é o atual campeão paralímpico no VL2 quer virar o jogo até Paris 2024. Já no caiaque pela disputa do KL2 200 metros, o peão pantaneiro está mais tranquilo, ele fez tempo de 00:43.010s e ficou com o ouro. A prata foi para Uilian Ferreira Mendes (IBRES) e o bronze com Flavio Reitz (ANI).
“O Tofalini é um grande campeão, um cara responsável demais. Um cara que eu espelho muito pela qualidade e técnica. Ele é campeão mundial, eu também sou, nós estamos no esporte é para competir, dentro da água somos adversários, fora somos compadres. Agora é aprender a fazer o leme, para finalizar melhor a prova”, falou Rufino.
Foram dois dias de disputa, no sábado (18) e no domingo (19) e contou com 30 provas nas categorias KL1, KL2, KL3 (caiaque), VL1, VL2, VL3 (embarcação Va’a – canoa havaiana), KLT1 e KLT2 (caiaque), nos gêneros feminino e masculino. No KL3 Feminino, Mari Santilli (CRC Curitiba) conquistou a medalha de ouro, mas Aline Furtado de Oliveira (IBRES) está na cola da paranaense, garantiu a medalha de prata.
Quem saiu feliz da vida foi Giovane de Paula, o atleta do Iate Clube de Londrina/PR, subiu duas vezes no lugar mais alto do pódio. Pelo KL3 e também no VL3 onde bateu seu próprio recorde na água fechando em 00:48.170s. “Eu estou muito feliz porque eu bati esse recorde, feliz com os meus resultados. No caiaque eu fiquei também bem surpreso com o meu tempo, eu só tenho a agradecer todos os meus parceiros, a Prefeitura de Ilha Comprida que nos dá a estrutura para treinamento e agora é focar nas competições internacionais”, diz.
Acompanhe os resultados dos atletas que treinam no Polo da Ilha
Igor Tofaline - campeão canoa.
Fernando Rufino – campeão caiaque e vice campeão canoa
Giovane Vieira - campeão caiaque e canoa
Uilian ferreira - vice campeão caiaque
FOTO: Lucas Castro - Fundesporte/MS
FOTO: Lucas Castro - Fundesporte/MS |