Exposição no Sesc Registro-SP apresenta trajetória e obra do artista Takeo Sawada

Exposição no Sesc Registro-SP apresenta trajetória e obra do artista Takeo Sawada


Mostra fica aberta entre 1º de abril a 30 de julho, com visitação gratuita. O agendamento de visitas em grupos (escolares e outros) deve ser feito antecipadamente.


À sombra de uma árvore frondosa, conhecida pela beleza e cores vibrantes de suas flores, um artista ensinava crianças a observarem a natureza, a desenhar e a pintar sobre o ambiente em que viviam. 

Ao ar livre, o artista-educador incentivava crianças a colocarem no papel o que vinha do coração, a fazer arte a partir da contemplação da paisagem.

Ao visitar a exposição “À sombra do flamboyant-Takeo Sawada”, que abre neste sábado (dia 1º de abril) no Sesc Registro-SP, o público do Vale do Ribeira terá a oportunidade de conhecer as práticas educativas, as obras de arte e as histórias que marcaram a trajetória do artista plástico, poeta, escritor e arte educador Takeo Sawada (1917-2004).



Em gavetas, painéis e murais, a exposição conta a vida e a obra artística do nipo-brasileiro que se dedicou também ao trabalho de educação pelas artes na região de Presidente Prudente (SP), localidade que acolheu imigrantes japoneses, a exemplo do que ocorreu no Vale do Ribeira, no início do século 20. 

Naquela região do Oeste paulista, Sawada viveu e trabalhou desde que chegou do Japão, em 1933, quando tinha 16 anos de idade.

Uma expressiva mostra do legado do artista está apresentada em centenas de objetos que compõem a exposição. 

São desenhos, telas, fotografias, haikais, tankas, livros, documentos, registros biográficos, mapas cartográficos e os diversos trabalhos produzidos por alunos do artista. Em quase três décadas, Takeo Sawada formou milhares de crianças na escola de artes que criou e manteve entre 1974 e 2001, período de intensa dedicação ao desenvolvimento da cidadania por meio da arte educação.



A natureza como espaço educador



A artista plástica Carmo Malacrida - que foi aluna de Sawada e integra a equipe de curadoras da exposição, junto com Valéria Prates Gobato e Valquíria Prates - conta que o artista apreciava o contato com a natureza e procurava sempre representar o entorno, o território em que vivia. 

“Ele desenhava e depois voltava para o ateliê e pintava, ou ele saía fotografando e, a partir da foto, criava o seu trabalho artístico”. Dessa mesma forma, continua a curadora, o artista conduzia as atividades com as crianças.



O espaço educador podia ser a sombra de um flamboyant, a margem de um rio, um bairro rural ou um passeio de barco. 

Fora das paredes da sala de aula, as crianças eram convidadas a aprender a olhar o céu, as árvores, a escutar os sons dos passarinhos. 

“Ao ar livre, os alunos ´desenhavam do natural´, como ele dizia, e depois voltavam ao ateliê para pintar e concluir suas criações, com total autonomia e liberdade”, comenta Malacrida. “Sawada-San foi um ser muito poético, tinha saberes incríveis sobre as nuvens, as estrelas, as árvores. 

Tinha um jeito lindo de contemplar o mundo e deixou tudo isso como aprendizado para as crianças que frequentavam seu curso”, destaca.


Essas e muitas histórias estão presentes na exposição no Sesc Registro, por meio das centenas de objetos ali expostos e também serão contadas por seis educadoras da região, que vão conduzir os visitantes em meio aos cinco núcleos em que a mostra está composta. 

Cada núcleo é nomeado por palavras e expressões que buscam traduzir a poética, a jornada e as vivências de Takeo Sawada, desde a travessia do Japão ao Brasil, passando por suas práticas como arte-educador e culminando com a influência do impressionismo em suas obras.


O flamboyant dá nome à exposição porque é a árvore que tornou-se uma referência na vida do imigrante japonês em terras brasileiras. 

“Sawada fica encantado quando vê um flamboyant florido pela primeira vez, logo que chegou ao Brasil. E a partir daí a árvore passa a permear toda sua obra”, explica Carmo Malacrida. 

Também conhecido como árvore “flamejante”, o flamboyant se destaca na mostra em uma instalação e marca presença ainda em ensaios, haikais, telas e fotografias.


Agendamento gratuito de grupos para visitação



A exposição “À sombra do flamboyant-Takeo Sawada” fica aberta no Sesc Registro-SP até 30 de julho, na Área de Convivência. 

Atenção para os horários de visitação: terça a sexta-feira, das 13h30 às 21h30. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30.



Durante a semana serão atendidos grupos de estudantes, professores, educadores ou grupos de visitantes em geral. Os agendamentos para visitas em grupos podem ser feitos pelo e-mail: agendamento.registro@sescsp.org.br ou pelo link: http://bit.ly/AgendamentodeGrupos



O público do Vale do Ribeira também está convidado a acompanhar uma programação cultural especial que o Sesc Registro-SP vai realizar nos próximos meses e que traz referências aos temas da exposição. 

Em abril terá contação de histórias com origamis, aula aberta de desenho, leitura divertida de livros com dobradura de origamis e oficina de aquarela botânica com enfoque na flora tropical brasileira. Serão realizados ainda espetáculos de dança e música (programação abaixo).



Mais sobre Takeo Sawada


Takeo Sawada nasceu em 1917 no Japão e chegou ao Brasil (Rancharia/SP) em 1933, com 16 anos de idade. Trabalhou inicialmente em lavouras de café e, depois, de algodão. 

Nos anos 1950 adquiriu um sítio na região de Presidente Prudente, onde liderou uma campanha para a construção de uma escola no bairro rural. 

Nos anos 1960 mudou-se para a cidade de Presidente Prudente, onde lecionou língua japonesa no Bunkyo local. Ali também criou, em 1974, o curso de pintura infantil, que até 2001 formou cerca de quatro mil alunos.

Muitos de seus alunos foram premiados em concursos nacionais e internacionais de arte infantil. 

A arte da pintura começou ainda na infância, no Japão, como forma de tentar superar a tristeza pela morte da mãe, que ocorreu quando tinha apenas 10 anos de idade. 

A produção artística de Takeo Sawada abrange diferentes gêneros da pintura e também a poesia, com haikais e tankas, e diversos ensaios. 

Casado com Tiyo Kimura, também imigrante japonesa e com quem teve seis filhos, Takeo Sawada morreu em 2004, vítima de um acidente de carro. Por seus poemas, em 2004 recebeu do Japão, in memorian, o prêmio “6th Hoshi to Mori International Tanka Contest”. 

Em 2008, por ocasião dos Cem Anos da Imigração Japonesa no Brasil, recebeu, in memorian, o Diploma de Honra ao Mérito Kasato Maru pelos relevantes serviços prestados à causa da imigração japonesa.

Serviço:

Exposição: À sombra do flamboyant – Takeo Sawada

Realização: Sesc Registro-SP

Curadoria: Carmo Malacrida, Valquíria Prates e Valéria Prates Gobato.

Apoio: Japan Foundation (São Paulo)

Local: Sesc Registro – Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 - Centro

Horários: de terça a sexta, das 13h30 às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30.

Agendamentos de grupos: agendamento.registro@sescsp.org.br

ou pelo link: http://bit.ly/AgendamentodeGrupos

Mais informações: Central de Atendimento do Sesc Registro-SP - (13) 3828-4950 .

Grátis.



Programação integrada à Exposição – Mês de Abril



Aula aberta

Sombra boa de desenhar

Com Andreia Jardim

Por meio de brincadeiras em grupo e no espaço, as crianças fazem descobertas, exploram possibilidades, ampliam seu repertório, praticam coordenação motora e atenção plena. O contorno das sombras pode ser feito com inúmeros objetos e a proposta é usar os elementos da natureza, o resultado fica interessante pela estética afetiva desses elementos, suas texturas e cores.

Dias 1 e 2, 15 e 16, 22 e 23, sábados e domingos, 14h às 15h

Dia 21, sexta, 14h às 15h

Vagas limitadas



Espetáculo
Fluxos em Preto&Branco #23

Com Leticia Sekito

Nova criação de dança de Letícia Sekito e a Companhia Flutuante, com foco na potência da relação entre o gesto e o acaso e no atravessamento das linguagens da dança, do desenho e da
linguagem audiovisual. O espetáculo revela um jogo de intimidades entre as materialidades e o corpo humano tal como um desenho cinético, dialogando diretamente com o aqui-agora.

Dia 1, sábado, 17h às 18h

Área de Convivência


Bate-papo
Leitura Divertida com Origamis

Com Irene Tanabe

Dobraduras de origamis acompanham a leitura de livros infanto-juvenis, representando partes das histórias, personagens e objetos. Com muita poesia, brincadeira e relatos, esta experiência pretende sensibilizar adultos e crianças para a literatura.

De 2 a 23, domingos, 15h às 16h

Espaço de Leitura

Vagas limitadas



Contação de história

Histórias Contadas com Origamis

Com Irene Tanabe

Para comemorar duas décadas de histórias com origamis, Irene Tanabe conta as melhores narrativas desses 20 anos, agradando crianças e adultos. Os origamis são alguns elementos das histórias e chamam a atenção durante a apresentação.

Dia 8, sábado, 17h às 18h

Área de Convivência

Vagas limitadas


Dança
Varal de Nuvens

Com o grupo Lagartixa na Janela

Leveza, suavidade, memórias e delicadeza se alternam nesta performance. O grupo convida o público a contemplar formas e figuras de nuvens que se transformam sucessivamente, criando cantos imaginários para jogar e dançar com tecidos, em varais imaginários.

Dia 15, sábado, 17h às 18h

Beira do Ribeira



Dança

Breves Partituras para muitas Calçadas

Com o grupo Lagartixa na Janela

O espetáculo cria um diálogo com as infâncias, sejam elas presentes ou das memórias remotas do público adulto. A performance se relaciona com o espaço urbano, onde a calçada é o campo de pesquisa desta criação.

Dia 16, domingo, 17h às 18h

Gramado- Rio



Oficina
Oficina de Aquarela Botânica com enfoque na Flora Tropical Brasileira

Com Alicia Lira

A oficina será um momento de experimentações voltadas à ilustração de plantas da flora tropical brasileira. Serão abordados os seguintes temas e práticas: conhecimento básico sobre aquarela e sua aplicação na ilustração de plantas; paleta básica para aquarela botânica; experimentação de mistura de cores observando luminosidade, opacidade, transparência e sobreposição; esboço e a construção da forma, luz e sombra, a partir da observação de plantas.

De 25 a 28, terça a sexta, 19h às 21h

A partir de 16 anos

Sala de Múltiplo Uso 2

Oficina gratuita, com inscrições antecipadas na Central de Atendimento do Sesc Registro.

Vagas limitadas.



Acompanhe a programação completa em: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/



Mais informações:




https://www.facebook.com/sescregistro/

https://www.instagram.com/sescregistro/

https://www.youtube.com/c/SescRegistroSP

Exposição no Sesc Registro-SP apresenta trajetória e obra do artista Takeo Sawada
Exposição no Sesc Registro-SP apresenta trajetória e obra do artista Takeo Sawada




Postagem Anterior Próxima Postagem