Legado das Águas recebe evento de mindfulness
Evento realizado no Legado das Águas é convite para uma “pausa para respirar”
Praticantes profissionais e iniciantes da prática de mindfulness (atenção plena), ou quem quer desligar da rotina intensa das cidades, poderão vivenciar uma experiência imersiva na floresta para momentos de relaxamento e conexão, com objetivo de cuidar da saúde de forma ampla.
De 31 de março a 2 de abril, o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica, a um pouco mais de duas horas de distância de São Paulo capital, sedia o Retiro “Pausa para Respirar”, organizado pelo Mente Aberta Mindfulness Brasil.
A programação no Legado das Águas inclui as atividades contemplativas que estão entre as preferidas pelos turistas como trilhas, que dão acesso ao interior da floresta, e canoagem noturna, um momento especial do evento em que os participantes poderão observar as estrelas e ouvir os sons das florestas, com estrutura completa, segurança e guias.
Além disso, na base do Legado das Águas, que fica no coração da floresta, é possível observar diversas espécies da fauna e flora da Mata Atlântica, muitas delas raras e ameaçadas de extinção, sendo as aves as mais fáceis de serem avistadas entre as espécies animais, gerando mais inspiração e conexão.
A programação foi organizada para que seja possível experenciar práticas meditativas formais e informais de mindfulness e de autocompaixão.
A proposta do evento é que o participante saia da rotina por dois dias e vivencie momentos de bem-estar e autocuidado em um local longe do seu cotidiano e cercado pela natureza.
Durante o retiro, o aluno também terá contato com práticas introdutórias baseadas em Mindfulness e Compaixão, além de participar de diversas atividades voltadas para o bem-estar, uma possibilidade de pausa na correria do dia a dia para uma conexão cuidadosa e profundo acolhimento.
Além disso, o evento visa proporcionar a vivência em grupo para trocas e reflexões.
As atividades serão conduzidas pelas instrutoras Odisséia Martins e Vanessa Braga e, ao final, os participantes receberão um certificado de presença no evento emitido pelo Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – Mente Aberta, da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).
Programação
31 de março – as atividades acontecem das 18h às 21h
01 de abril – a programação inicia às 7h e encerra às 21h00
02 de abril – as atividades acontecem das 9h às 14h - Saída da van 14h30
Estrutura
De acordo com Cicero Homem de Melo, coordenador de Negócios da Reservas Votorantim, empresa gestora do Legado das Águas, nos últimos anos, a Reserva tem investido em melhoria contínua dos receptivos, da pousada, restaurante e auditório para receber diferentes tipos de eventos. Para esse retiro, o coordenador diz que a estrutura do Legado potencializará os objetivos do evento.
“É um ambiente seguro, com toda estrutura necessária e no coração da floresta. O participante poderá vivenciar profundamente a sua experiência sem nenhuma preocupação”.
Serviço
Retiro “Pausa para Respirar” - uma organização de Mente Aberta Mindfulness Brasil
Data: 31/03 a 02/04
Local: Base do Legado das Águas
Programação completa e compra de ingressos em: https://loja.mindfulnessbrasil.com/pratica-pessoal/retiro-pausa-para-respirar
As vagas são limitadas!
Em caso de dúvidas, fale com a equipe do Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – Mente Aberta pelo WhatsApp: +55 11 9-9996-3132.
Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim
O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo.
Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia.
É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção.
Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais em https://www.legadodasaguas.com.br
Foto: Luciano Candisani |