Legado das Águas recebe workshop de Vivência Fotográfica de Vida Selvagem e Natureza, com o fotógrafo Zig Koch

Legado das Águas recebe workshop de Vivência Fotográfica de Vida Selvagem e Natureza, com o fotógrafo Zig Koch


Nos três dias de atividades, a floresta da Reserva será cenário para o desenvolvimento de técnicas de fotografia para iniciantes, amadores e profissionais

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, recebe, entre os dias 28 e 30 de abril, o workshop “Vivência Fotográfica Vida Selvagem e Natureza”, com o fotógrafo Zig Koch, por meio da Marakaiah Escola de Natureza. 

O workshop é aberto para todos os públicos, mas principalmente para observadores de aves, já que, atualmente, o Legado das Águas está entre os melhores destinos de birdwatching no Brasil.

As vagas são limitadas.


O curso será ministrado por Zig Koch, fotógrafo de natureza e vida selvagem renomado com diversos prêmios nacionais e internacionais, e sócio fundador Associação de Fotografia de Natureza do Brasil (AFNATURA).

Com a programação prevista, o aluno terá a oportunidade de aprender na prática como é fotografar na natureza, aprimorando e desenvolvendo suas habilidades por meio de base teórica e exercícios práticos realizados na floresta do Legado das Águas, além de conceitos e técnicas de pós-produção.

O curso terá dois principais focos: fotografia de aves e estrelas. “A proposta do curso é ensinar fotografia em um ambiente real e inspirador. Em ambos os temas, o Legado das Águas oferece inúmeras possibilidades criativas, criando uma narrativa visual única”, explica Zig Koch.

Fotografia de aves


Para esse tema, os alunos têm grandes chances de ampliarem o portfólio, até mesmo com lifers, termo utilizado por observadores de aves quando fotografam uma espécie pela primeira vez.

Das 291 espécies registradas no Legado das Águas, 41% só existem na Mata Atlântica. Dentre elas, as espécies apreciadas pelos observadores de aves que costumam ser encontradas são: patinho-gigante (Platyrinchus leucoryphus), gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus), o uru (Odontophorus capueira), o sabiá-cica (Triclaria malachitacea), a choquinha-cinzenta (Myrmotherula unicolor), a choquinha-pequena (Myrmotherula minor), o não-pode-parar (Phylloscartes paulista), a maria-pequena (Phylloscartes sylviolus), o tropeiro-da-serra (Lipaugus lanioides) e o corocochó (Carpornis cucullata), entre muitos outras.

É preciso estar com a câmera fotográfica a postos, pois em cada local pode haver uma surpresa: seja a presença de uma maria-leque-do-sudeste (Onychorhynchus swainsoni) – espécie ameaçada de extinção que vive perto dos rios e constrói seu ninho em galhos acima da água -, de um sabiá-pimenta (Carpornis melanocephala) – também ameaçada, encontrada nas áreas de menor altitude – ou de um chibante (Laniisoma elegans) – nas partes altas da Reserva.



Astrofotografia

Quem nunca se frustrou ao tentar fotografar a lua?! No curso, Zig Koch ensinará técnicas fotográficas para fotografia de astros para iniciantes, além de aperfeiçoar o conhecimento daqueles que já tem prática nessa área.

Com tempo aberto, é possível ter uma excelente experiência com a visualização das estrelas. Isso porque o Legado das Águas possui a altitude apropriada, céu livre de poluição e pouquíssimas luzes artificiais.

Além de excelentes condições para diversas práticas fotográficas, a Reserva possui toda segurança e infraestrutura necessária, de restaurante a pousada, estando localizada a pouco mais de duas horas de distância de São Paulo capital.


Serviço

Workshop “Vivência Fotográfica Vida Selvagem e Natureza”

Data: 28 a 30 de abril

Local: Legado das Águas, Miracatu-SP

Inscrições:

https://escoladenatureza.com.br/vivencia-fotografia-vida-selvagem-natureza-zig-koch/



Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim


O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo. 

Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção.

Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais em https://www.legadodasaguas.com.br

Legado das Águas recebe workshop de Vivência Fotográfica de Vida Selvagem e Natureza, com o fotógrafo Zig Koch
Legado das Águas recebe workshop de Vivência Fotográfica de Vida Selvagem e Natureza, com o fotógrafo Zig Koch



Postagem Anterior Próxima Postagem