Paralisação dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Registro-SP em Luta pela Valorização da Carreira do Magistério
Na manhã de ontem, 30 de maio, Professores da Rede Municipal de Ensino da cidade de Registro-SP, reuniram-se ao lado do Paço Municipal para realizar as atividades de Paralisação de um dia de trabalho.
O objetivo do movimento era dar continuidade à reivindicação iniciada em janeiro desse ano, com o prefeito sr. Nilton Hirota, no que diz respeito ao repasse de 14,95% no salário dos professores para adequá-los ao piso nacional anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no dia 16 de janeiro de 2023.
Os professores iniciaram as tratativas de um acordo com o executivo logo no início do ano, tendo em vista que em 2022 o repasse para o piso salarial que havia sido de 33,24% já havia sido ignorado pelo prefeito.
No intuito de assegurar que em 2023 essa situação não se repetisse, os professores organizaram-se e no mês de março, após reuniões com o prefeito e com o Diretor da Educação, professor Marcos, conseguiram uma parte do reajuste que acabou ficando atrelado ao dissídio do funcionalismo.
Mesmo com a certeza que o ganho real naquele momento seria de apenas 1,23% dos 14,95%, tendo em vista que os 5,77% restante acordados, seria para todo o funcionalismo, a comissão, após consenso geral da classe, aceitou a proposta, mediante o combinado que em final de abril e início de maio, a diferença do reajuste, que seria de 7,95% seria novamente estudada e negociada.
Tendo em vista que não foi possível continuar as negociações, após as negativas por parte do prefeito em receber a Comissão de Professores, fez-se necessário esse movimento, que contou com a adesão de alguns Supervisores de Ensino e Diretores de Escola.
Foram convidados professores aposentados, que prontamente aceitaram agregar-se ao movimento, por o considerarem legítimo e por sofrerem, também, com a defasagem de seus vencimentos.
Terminado o evento, decidiu-se em Assembleia na Praça dos Expedicionários, que a Comissão reunir-se-á com a prefeito no dia 07 de junho, a convite dele, por intermédio do vereador Aquino, líder do governo.
Os vereadores Gerson, Sandra, Vander, Beto, Fábio Tatu, José Lopes, Dito Castro estiveram presentes e demonstraram total apoio à causa.
Cerca de 340 professores aderiram ao movimento, mais de 90% do corpo docente lá estava, mostrando que a luta é legítima e que o reajuste do piso salarial é um direito que deve ser respeitado.
Paralisação dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Registro-SP em Luta pela Valorização da Carreira do Magistério |