Rede de Viveiros de Mudas Nativas do Vale do Ribeira fará encontro no Sesc
Atividade acontece nesta quarta (20/9), às 14h.
O Sesc Registro-SP sedia nesta quarta, dia 20 de setembro, o Encontro da Rede de Viveiros de Mudas Nativas do Vale do Ribeira, atividade que vai reunir agricultores familiares, comunidades tradicionais, técnicos, extensionistas, mulheres e jovens do meio rural que atuam em uma cadeia produtiva crescente na região: a produção de mudas florestais nativas.
Integrados à Rede estão mais de 20 pequenos viveiristas de diversos municípios, produzindo mudas para atendimento, principalmente, à demanda do mercado de compensação ambiental e de restauração florestal.
O encontro busca fortalecer os empreendimentos comunitários e comerciais de produção de nativas da Mata Atlântica e reúne a parceria da Iniciativa Verde, Unesp Registro-SP - Faculdade de Ciências Agrárias do Vale do Ribeira e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA/SEMIL/SP), Sesc Registro-SP e com apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).
No período da manhã, o encontro será exclusivo aos viveiristas e membros da Rede de Viveiros, para conversarem sobre questões relacionadas aos viveiros e aos desafios do mercado das mudas nativas.
Já no período da tarde, haverá o bate-papo aberto ao público sobre Restauração Ecológica e Sistemas Agroflorestais no Vale do Ribeira. Participam da mesa o engenheiro agrônomo Roberto Ulisses Resende, presidente da Iniciativa Verde; o engenheiro florestal, agricultor agroflorestal e técnico da Rede de Viveiros, Artur Dalton Lima; o engenheiro agrícola e pesquisador do Instituto de Pesquisas Ambientais, Ocimar Bim; e a geógrafa Tainah Godoy, secretária-executiva d o Observatório da Restauração e Reflorestamento da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura. O diálogo será mediado por Aline Gomes, engenheira agrônoma e colaboradora da Iniciativa Verde.
O encontro começa às 14h e acontece na Área de Convivência do Sesc Registro-SP.
A atividade integra ações do Florestar: Áreas Verdes Educadoras, programa que o Sesc São Paulo desenvolve em suas unidades com o objetivo de valorizar o caráter educativo das áreas verdes como espaços de descobertas e de relações e reflexões, individuais e coletiv as.
Sobre a Rede de Viveiros
A Rede de Viveiros de Mudas Nativas do Vale do Ribeira é uma Tecnologia Social desenvolvida na Unesp Registro em parceria com a Iniciativa Verde, Instituto Socioambiental, Instituto Vidagua, Instituto Florestal/Instituto de Pesquisas Ambientais, CATI, Fundação Florestal e Itesp, com objetivo de integrar e fortalecer a cadeia produtiva de mudas nativas no Vale do Ribeira, possibilitando geração de trabalho e ampliação da renda familiar no meio rural.
As ações incluem assistência técnica aos viveiristas, divulgação, capacitação de produtores, regularização da atividade, entre outras. Em 2019, a Rede foi certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.
Desde 2021, o projeto de fomento à Rede de Viveiros é realizado pela Iniciativa Verde, com recursos do Fehidro e em parceria com a Unesp Registro-SP.
Serviço:
Sesc Registro-SP – Meio Ambiente
Encontro da Rede de Viveiros de Mudas Nativas do Vale do Ribeira
Quarta, dia 20/9, às 14h. Área de Convivência.
Mais informações: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/
Telefone: 3828-4950. O Sesc Registro fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.
Rede de Viveiros de Mudas Nativas do Vale do Ribeira fará encontro no Sesc |