Sebrae-SP reúne 45 produtores, profissionais e empresários de pupunha do Vale do Ribeira em workshop em Eldorado
Evento de capacitação gratuito ocorreu no último dia 30 de agosto
Com o objetivo de capacitar a cadeia produtiva do palmito pupunha do Vale do Ribeira, o Sebrae-SP promoveu no último dia 30 de agosto, em Eldorado, o II Workshop de Pupunha na Câmara Municipal de Eldorado.
A ação reuniu 45 pessoas entre produtores e produtoras rurais, empresários e empresárias e profissionais do setor.
Durante o encontro, as pessoas presentes abordaram temas fundamentais no dia a dia da produção, como a podridão da base (sua causa e controle); oportunidades da Indicação Geográfica da pupunha para o produtor rural; como o turismo rural e o artesanato agregam valor; oportunidades e comercialização; adubação alternativa, além de uma mesa redonda sobre tendências da produção e as oportunidades para começar estudos para o desenvolvimento de pratos regionais do Vale do Ribeira com palmito pupunha.
Para a produtora Joanilde dos Santos, de Jacupiranga, o evento acendeu um alerta da intensidade que é o universo da pupunha. “Até então, como uma simples produtora, eu só via o produto ali na roça: haste, corte e destino.
De repente, como um estalo, comecei a ver o palmito como um produto de consumo, o que me faz querer melhorar mais ainda a minha produção. Foi maravilhoso saber sobre a adubação descontruída.
Assim que vi sobre aquele pó de rocha senti tristeza em saber da falta de combate à podridão. O workshop nos serviu como um grande alerta”, comenta.
Produtor de mudas de pupunha e membro da cooperativa Cavari de produtores de palmito pupunha, Mario Bresciani também elogiou o workshop. “O evento contou com uma presença maciça, o pessoal interagiu bastante.
Acredito que cada vez mais os eventos serão ainda melhores, pois está se criando uma credibilidade na região que vai atrair cada vez mais produtores. É bom para o nosso negócio, pois quanto mais esclarecido for o produtor, mais produção ele vai ter, menos prejuízo e vai perder menos mudas.
Dessa forma vai estar sempre contente e pensando em aumentar a produtividade. Isso faz bem para a cadeia e para nós produtores de mudas. Só tenho a agradecer ao Sebrae-SP pela oportunidade”.
Para o analista de negócios do Sebrae-SP, Lucas Nogueira, esse encontro foi extremamente importante para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva do palmito pupunha, segunda maior atividade agrícola do Vale do Ribeira, atrás apenas da bananicultura.
“O mercado é extremamente competitivo e exige atualização constante. O produtor precisa desses encontros para se capacitar e até mesmo trocar experiências com outros profissionais do setor que possuem, muitas vezes, os mesmos desafios no dia a dia da produção.
Foi uma atividade muito proveitosa e que, com certeza, vai auxiliar na gestão desses pequenos negócios do Vale do Ribeira”, destaca.
Realizado pelo Sebrae-SP, o II Workshop de Pupunha de Eldorado contou com a parceria e apoio da Cooperativa Cavari, Apta, Prefeitura de Eldorado e Cati, além de empresários da Palmito D’Rei, Palmitolândia, Contabilidade Edilson Lara e Edésio da Grecal.