Eclipse solar anular poderá ser observado no Brasil
Hoje (14/10), acontece o eclipse solar anular que poderá ser visto no Brasil das 14h05 às 17h55.
Nesse tipo de eclipse a lua está mais distante da terra e cobrirá a maior parte do “disco solar”, deixando apenas um anel brilhante na borda contornando a sombra da lua.
Esse fenômeno é diferente do eclipse total, que é quando a lua cobre totalmente o disco solar.
O eclipse que acontece hoje não poderá ser visto por todo o país, apenas em alguns estados das regiões Norte (Amazonas, Pará, Tocantins) e Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba) será visto totalmente, nos demais estados o eclipse será parcial.
O Observatório Nacional, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, vai transmitir o eclipse virtualmente.
Caso na sua região seja possível visualizar o fenômeno recomenda-se nunca olhar diretamente para o sol, pois a estrema exposição pode causar uma lesão ou até levar á cegueira, mesmo que essa exposição seja por alguns segundos.
Ao visualizar o eclipse não pode:
- olhar diretamente
- óculos de sol de qualquer tipo
- uso de celular (nada de gravar o eclipse)
- placas de raio – x
- câmeras, telescópios ou qualquer outro aparelho sem filtro apropriado
O mais recomendado pelo Observatório Nacional é fazer o seu próprio projetor com um papelão e uma folha de papel branca. No meio dele, faça um furo. Mire o papelão para o Sol e ele vai projetar na folha de papel o que está acontecendo no céu.
Evento Virtual: O céu em sua casa:
https://www.youtube.com/live/SoS0tV61z9Y?si=qrLJXQHWxQSaCkT6
Fontes:
Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-10/eclipse-anular-do-sol-neste-sabado-podera-ser-visto-do-brasil#:~:text=Tipos%20de%20eclipse,distante%2C%20temos%20um%20eclipse%20anular
G1: https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/saude/noticia/2023/10/14/como-observar-o-eclipse-anular-do-sol-sem-prejudicar-a-visao.ghtml