Mosaico de Saberes do Sesc traz alimentos e produtos artesanais sustentáveis

Mosaico de Saberes do Sesc traz alimentos e produtos artesanais sustentáveis

Produção de comunidades do Vale do Ribeira estará exposta e à venda no domingo, das 13h30 às 18h30, na Marquise do Sesc Registro-SP.


Nova edição do Mosaico de Saberes será realizada neste final de semana no Sesc Registro-SP, mostrando ao público do Vale do Ribeira a diversidade da produção de alimentos e produtos artesanais de cooperativas, agricultores familiares, iniciativas socioambientais e de comunidades tradicionais da região. 

Será neste sábado e domingo (dias 11 e 12), no período das 13h30 às 18h30, na Marquise.


O projeto da unidade acontece mensalmente e se insere nas ações da área de Educação para Sustentabilidade do Sesc, que fomenta o compartilhamento de saberes e boas práticas socioambientais do Vale do Ribeira. 

Em cada edição, uma iniciativa de outra região ou Estado também é convidada a participar do Mosaico, ampliando assim a troca de conhecimento e experiência entre os grupos.

A feira/exposição é uma oportunidade para o público adquirir produtos artesanais e alimentos agroecológicos e também para conhecer mais sobre a história, o trabalho e as vivências de cada comunidade ou grupo participante. 

Nesta edição, participam as seguintes iniciativas: Aldeia Tekoa Tupã Reko (Registro-SP), Kintao Artesanal (Icapara/Iguape), Toco-Arte em Madeira (Cananeia), Quilombo Peropava (Registro-SP), Quilombo Praia Grande (Iporanga), CSA CEAFIM (Barra do Turvo), AR Kombucha (Sete Barras) e Cooplantas (Itapeva e Itaberá/SP).

Os grupos são recepcionados pelo Sesc na véspera da exposição, ocasião em que acontece um bate-papo sobre o trabalho desenvolvido nas respectivas comunidades. A roda de conversa é aberta ao público e acontece na sexta (dia 10), às 15h.

Conheça as iniciativas participantes:


  • Aldeia Tekoa Tupã Reko

A aldeia está no bairro Votupoca, Registro, onde vivem 7 famílias e cerca de 40 pessoas. Na comunidade há o cultivo de mandioca, milho, batata doce, feijão, entre outros, bem como a confecção de artesanato: colar de sementes, pulseiras de miçangas, bichinhos de madeira e pau-de-chuva feito de embaúba.


  • Kintao Artesanal

Instrumentos artesanais feitos com frutos e resíduos florestais da Mata Atlântica, em uma contínua pesquisa dos elementos naturais e suas sonoridades. Com a sapiência dos ancestrais, desenvolvem instrumentos musicais.


TOCO - Arte em madeira

A Toco nasceu da vontade de mostrar as histórias que as madeiras contam. Acreditar que as madeiras são matérias vivas e carregam histórias sobre lugares e ambientes em que já estiveram e já foram utilizadas, buscando ressignificá-las por meio do reaproveitamento, criando peças que as valorizem e que contem novas histórias.

  • Quilombo Peropava

As mulheres do Quilombo Peropava lutam pela valorização do trabalho das mulheres rurais, inseridas nas atividades de agricultura e de produção artesanal de alimentos tradicionais, valorizando a cultura da comunidade.


  • Quilombo Praia Grande

A comunidade de Remanescentes de Quilombo do Bairro Praia Grande localiza-se a 16 km da cidade de Iporanga. Na comunidade, há os costumes e tradições quilombolas, com o plantio e colheita do próprio alimento, com a produção de farinha de mandioca, rapadura, melado, taiada, entre outros produtos. Cultivam palmito pupunha, arroz, feijão, mandioca, cana-de-açúcar, café, verduras e frutas.


  • CSA CEAFIM

A CEAFIM é uma Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA). Com agricultores de Barra do Turvo/SP e co-agricultores ("consumidores") de Curitiba/PR, tem como propósito contribuir para a construção de relações humanas mais amorosas e justas, uma agricultura em harmonia com o meio ambiente, e a promoção de uma alimentação mais ética e saudável para as pessoas.


  • AR Kombucha

Produção de uma bebida natural à base de chá verde, priorizando sempre por utilizar os insumos do Vale do Ribeira, vindos de cooperativas, sítio da família, da agricultura familiar e do comércio local. Entre eles estão o chá da Camellia sinensis, lúpulo, camu-camu, pitaya, banana, cambuci e juçara.

  • COOPLANTAS

Cooperativa de Produção de Plantas Medicinais que atua desde 1995 com mulheres do Assentamento Pirituba, nos municípios de Itaberá/SP e Itapeva/SP, produzindo de forma orgânica e agroecológica e preservando a terra e os saberes ancestrais.


Serviço:

Sesc Registro-SP – Exposição/Feira

Mosaico de Saberes

Com Aldeia Tekoa Tupã Reko, Kintao Artesanal, Toco-Arte em Madeira, Quilombo Peropava, Quilombo Praia Grande, CSA CEAFIM, AR Kombucha e Cooplantas.

Sábado e domingo, dias 11 e 12, das 13h30 às 18h30.

Grátis. Marquise.




Mosaico de Saberes do Sesc traz alimentos e produtos artesanais sustentáveis

Postagem Anterior Próxima Postagem