Rota Turística dos Quilombos do município de interesse turístico de Barra do Turvo
Prefeitura de Barra do Turvo – Fundação Itesp – Comunidades Quilombolas -Equipe Pedal Tigrada de Barra do Turvo - Imigrantes Bikers de Pariquera-Açu
LANÇAMENTO ROTA TURÍSTICA DOS QUILOMBOS DE BARRA DO TURVO
Dia 19 de novembro de 2023
- 06h00
- Praça das Palmeiras - ida dos ciclistas para o Quilombo de Pedra Preta/Paraíso - 60 km
- 08h30 - Café tradicional no Quilombo
- 09h00 - Lançamento oficial da Rota Turística dos Quilombos
- 09h30 - Retorno das equipes de ciclistas para Barra do Turvo.
A Fundação Itesp, através do Grupos Técnico de Desenvolvimento com apoio do Grupo de Formação da Regional Sul - Vale do Ribeira, tem realizado ações ao longo dos anos para o fortalecimento, através de capacitação e treinamento junto aos grupos de afinidades para a prática de turismo nas comunidades quilombolas.
A ação tem em seus objetivos, resgatar a cultura local, seus costumes, preservar o meio ambiente, fixar os jovens e gerar nova renda. Assim tem sido nas comunidades de Barra do Turvo.
Um trabalho feito sempre com parceiros, como SEBRAE - SENAR – prefeitura municipal e evidentemente as próprias comunidades, que demandam a ação.
O lançamento da Rota Turística dos Quilombos, torna-se real pelo entendimento da Fundação Itesp, através do Diretor Executivo Lucas França Bressanin e do Prefeito de Barra do Turvo Jefferson Martins, da Coordenadora Regional Daniella Lohn, a Rede Grande Reserva Mata Atlântica e das comunidades envolvidas, considerando-se a necessidade de fortalecer essa prática.
Dentro desse entendimento somam-se as equipes de ciclistas de Barra do Turvo – Pedal da Tigrada e de Pariquera-Açu – Imigrantes Bikers, que irão do centro do Município até a Comunidade de Pedra Preta onde ocorrerá o lançamento oficial da rota.
Essa ação vem coroar, não só o trabalho da Fundação Itesp, mas também da prefeitura de Barra do Turvo e dos grupos de turismo de todas as quatro comunidades envolvidas - Pedra Preta/Paraíso - Cedro - Ribeirão Grande/Terra Seca e Reginaldo.
O evento é importante para impulsionar ainda mais o turismo nas comunidades quilombolas e em comemoração ao Dia da Consciência Negra em 20 de novembro.