Exposição de tecnologia de estudantes da rede pública do Vale do (Silício) Ribeira
Estudantes da região de Miracatu participarão, nesta quinta-feira (7), da primeira Expo de Tecnologia da região voltada somente para alunos da rede pública estadual.
O evento será no Salão Paroquial de Iguape, em frente ao Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) da região, das 8h às 15h.
Durante o evento, 19 escolas das seis cidades da região apresentarão projetos que conversam com um dos seis temas da Expo: Sustentabilidade e Meio Ambiente; Gamificação; Profissões do Futuro; Robótica; Ciência e Tecnologia; além de Inovação e Acessibilidade.
Os projetos apresentados terão de passar por uma banca avaliadora, que decidirá qual é o melhor com base em métricas como inovação, viabilidade técnica, impacto social e interatividade com o público.
Além dos projetos expostos, a programação contará também com três salas imersivas, sendo uma dedicada a hologramas feitos pelos alunos, um planetário 3D e outro que apresenta tecnologias indígenas.
Os interessados também poderão se aperfeiçoar com uma das dez oficinas programadas para o dia, assistir à palestra de empreendedorismo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além da apresentação de cultura indígena dos alunos das escolas estaduais indígenas Taguato Águia e Itapuã.
“Por aqui, com a paixão dos nossos estudantes por tecnologia, podemos dizer que somos um pouco Vale do Silício no Vale do Ribeira. Há fragmentos latentes daquela região da Califórnia nesse Vale.
Aqui a beleza e riquezas naturais em meio a vastidão da Mata Atlântica nos inspiram a pensar projetos e inovações tecnológicas de modo sustentável, proporcionando aos estudantes a resolução de problemas cotidianos de modo consciente e conectado aos desafios do século 21”, diz a dirigente regional de ensino de Miracatu, professora Vanessa de Oliveira Dias.
Serviço:
1º Expo de Tecnologia de Miracatu
Data: quinta-feira, 7 de dezembro
Horário: das 8h às 15h
Local: Salão Paroquial - Avenida Adhemar de Barros, 45, Centro, Iguape-SP
Programação:
08h – Abertura
08h30 – 1º Momento de Oficinas
9h30 – Palestra de empreendedorismo organizada pelo Sebrae
10h30 – 2º momento de Oficinas
11h30 – Apresentação cultural dos alunos das escolas estaduais indígenas
12h – Almoço
13h – Premiação e encerramento
Oficinas (por sala):
1 – “Robótica” pelo CIEBP Iguape;
2 – “Prototipagem” pelo CIEBP Iguape;
3 – “Elvira de olho no óleo” por alunos da Escola Estadual Professora Elvira Silva;
4 – “Os games e as práticas corporais” por alunos da Escola Estadual João Adôrno Vassão;
5 – “Da literatura para a realidade virtual” por alunos da Escola Estadual João Adôrno Vassão;
6 – “Tradição e tecnologia” por alunos da Escola Estadual Sebastiana Muniz Paiva;
7 – “Arte educador de drone” pela Fábrica de Cultura de Iguape;
8 – “Arte educador de games e robótica” pela Fábrica de Cultura;
9 – “Desenho digital” pela Fábrica de Cultura;
10 – “Biblioteca de livros” pela Fábrica de Cultura.