Professores da Rede Municipal de Juquiá podem se inscrever para programa de Educação Socioambiental
Com foco na sensibilização sobre a importância da conservação e sustentabilidade, Programa Guardiões da Mata Atlântica, em parceria com Secretaria de Educação de Juquiá, recebe inscrições até 2 de fevereiro de 2024
O Legado das águas – maior reserva privada de Mata Atlântica do país –, por meio da sua área de Atuação Socioambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Juquiá, está com inscrições abertas para o Programa Guardiões da Mata Atlântica.
Nesta quarta edição, o Programa tem como foco a formação de professores da Rede Municipal de Ensino em temáticas de conservação, biodiversidade e sustentabilidade. Os interessados podem se inscrever até o dia 2 de fevereiro de 2024.
A formação acontecerá ao longo de quatro meses, com início programado para junho de 2024, ministrado em formato teórico e prático. Com um encontro por mês, os educadores participantes receberão materiais educativos elaborados pelo Legado das Águas e parceiros, certificado de participação, transporte à sede do Legado e substituição em sala de aula durante os dias de formação.
O eixo temático do programa será dividido em quatro frentes, sendo “Mata Atlântica e Biodiversidade”, “Felinos da Mata Atlântica”, “Sustentabilidade e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)” e “Práticas Sustentáveis na Escola”. Serão selecionados até dez professores de Ensino Fundamental II da rede municipal de Juquiá, com modelo de seleção e critérios de acordo com escopo do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Ribeira (PDS).
O edital completo e as inscrições podem ser encontrados
De acordo com Daniela Gerdenits, gerente do Legado das Águas, esta nova edição do Programa Guardiões da Mata Atlântica visa ampliar a disseminação de conhecimento sobre a conservação do bioma, além de proporcionar incremento do currículo dos educadores com temáticas ambientais e de desenvolvimento sustentável.
“Ao longo dos 10 anos do Legado das Águas, por meio do seu modelo de negócio, a Reserva adquiriu conhecimento valioso sobre a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica, especialmente por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas que envolveram universidades e instituições de ensino que têm reconhecimento nacional e internacional.
Dividir os resultados e o conhecimento, estimula o desenvolvimento territorial e a criação de novas iniciativas que aliam a proteção da biodiversidade ao território e contexto social não só de Juquiá, mas do Vale do Ribeira”, diz Daniela.
A gerente relembra que o Programa foi criado em 2021 com o objetivo sensibilizar alunos da Rede Municipal sobre a importância da conservação e do uso sustentável dos recursos naturais da Mata Atlântica, os empoderando como “Guardiões” deste bioma.
“O Programa começou com os alunos, com algumas turmas. Nesta quarta edição, ampliamos os públicos-alvo e fomentamos a formação de professores, que poderão repassar esse conhecimento para mais turmas de alunos, disseminando o conhecimento em uma escala muito maior”.
Daniela complementa dizendo que a parceria do Legado das Águas com o município de Juquiá tem resultado em importantes contribuições para a comunidade escolar. “Estamos sempre atentos às oportunidades de trabalho conjunto e muito abertos a construir novas possibilidades de forma coletiva.
De Educação, Cultura, Lazer, Esporte, Apoio à Gestão Pública a Empreendedorismo, a nossa parceria com o poder público e com a comunidade, desde 2014, tem gerado grande impacto positivo. Estamos certos de que essa mais nova parceria, por meio do Programa Guardiões da Mata Atlântica, gerará frutos que terão relevância significativa agora e no futuro”, finaliza a gerente.
Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim
O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. Área de 31 mil hectares divididos entre os municípios de Juquiá, Miracatu e Tapiraí, no Vale do Ribeira, interior do estado de São Paulo, que alia a proteção da floresta e o desenvolvimento de pesquisas científicas a atividades da nova economia, como a produção de plantas nativas e o ecoturismo.
Foi fundado em 2012 pelas empresas CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, Nexa, Votorantim Cimentos e Votorantim Energia. É administrado pela Reservas Votorantim LTDA. e mantido pela Votorantim S.A, que também em 2012, firmou um protocolo com o Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a criação da Reserva e garantir a sua proteção.
Mais do que um escudo natural para o recurso hídrico, o Legado das Águas trata-se de um território raro e em estágio avançado de conservação, com a missão de estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável. Saiba mais em https://www.legadodasaguas.com.br
Professores da Rede Municipal de Juquiá podem se inscrever para programa de Educação Socioambiental |