Dia D Contra a Dengue mobilizará dezenas de profissionais em pontos estratégicos de Registro-SP
Em mais uma ação para combater dos focos de proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de arboviroses da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Registro-SP, por meio da Diretoria Geral de Saúde, realizará mais uma mobilização, neste sábado (2/3), no “Dia D contra a Dengue”.
No total, 15 bairros serão comtemplados pela força tarefa, em locais com maior incidência de casos.
Dezena de profissionais irão percorrer diversos pontos estratégicos de Registro-SP, orientando e distribuindo material educativo sobre a dengue e como combatê-la.
Os agentes também estarão esclarecendo dúvidas e orientando para a retirada de objetos volumosos das residências para o recolhimento com suporte do caminhão.
O mutirão será pelos seguintes bairros: Agrochá, Agrochá 2 e 3, Alay Corrêa, Arapongal, Bloco B, Centro, Jardim Caiçara, Jardim Paulistano, Jardim São Paulo, Ribeirópolis, Serrote, Vila Nova e Xangrilá.
COLETA DE OBJETOS – O mutirão contará também com veículos pesados que farão a coleta de objetos, recipientes e materiais que acumulem água. Exceto entulhos, restos de obras e demolições, lixos orgânicos (a coleta seletiva já realiza o recolhimento) e galhos de árvores.
Os moradores deverão colocar os materiais na calçada em frente à residência neste sábado (2/3), antes da passagem do caminhão.
ENFRENTAMENTO
Diariamente, a Prefeitura de Registro-SP segue intensificando as ações de combate à dengue em áreas com mais notificações de casos com ação de Bloqueio Controle de Criadouros (BCC) com o objetivo de eliminar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
É fundamental ressaltar a importância do uso de repelentes, mesmo para aqueles que já testaram positivo, visando evitar a contaminação de mosquitos e a transmissão para outras pessoas.
Além dessas ações específicas, há um trabalho de rotina em todo o município, incluindo a identificação de pontos estratégicos, como borracharias e reciclagens, propícios para se tornarem criadouros, e imóveis especiais, com grande fluxo de pessoas, como hospitais, faculdades e delegacias.
Vale destacar que o apoio da população é fundamental para o sucesso dessas ações, colaborando com as equipes e seguindo as orientações para evitar a proliferação da dengue.
Até o momento, segundo dados da Diretoria de Vigilância em Saúde, foram contabilizadas 353 notificações em Registro-SP com: 14 casos confirmados; 244 descartados; 95 aguardando resultado e 1 óbito.