Boletim da Defesa Civil de SP alerta sobre altas temperaturas
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil foi cientificada, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que no município de Bauru, por volta das 11h33 de 16MAR24, na Estrada Municipal Murilo Maringoni, bairro Nova Bauru, um incêndio de grandes proporções e causas desconhecidas atingiu uma Área de Proteção Ambiental (APA).
De acordo com o município, após mapeamento da área, o sinistro atingiu aproximadamente 600ha (seiscentos hectares), sendo 30ha (trinta hectares) de Área de Proteção Ambiental. Não houve vítima.
Em apoio ao município, atuaram em conjunto uma viatura do Corpo de Bombeiros com 03 (três) integrantes na equipe, Bombeiros Civis, Secretaria do Meio Ambiente e 01 (um) caminhão pipa do Departamento de Água e Esgoto de Bauru. O fogo foi extinto e o local deixado em segurança.
*Maiores acumulados das últimas 12h no Estado de São Paulo, coletados às 6h00min (fonte CEMADEN):*
Iporanga (Centro): 24mm
Barra Do Turvo (Centro): 13mm
Vinhedo (Centro): 13mm
Cananéia (Centro): 9mm
Campos Do Jordão (Campos Do Jordão): 8mm
Cajati (Jacupiranguinha): 8mm
Amparo (Ete): 8mm
Marília (Realengo): 4mm
*DEFESA CIVIL - AÇÃO ALTAS TEMPERATURAS*
A Defesa Civil do Estado orientou as Defesas civis Municipais a realizarem pontos de hidratação nos municipios mais afetados pelas altas temperaturas, que permanecerão entre sexta e segunda (15 a 18 de março), resultando em calor intenso e diminuindo os níveis de umidade relativa do ar em diversas regiões do Estado.
Equipes da Defesa Civil do Estado, se mobilizam na Praça da República com ponto de hidratação, a partir das 11h.
Com base em um modelo meteorológico prevendo o predomínio de uma massa de ar quente sobre *todo o Estado de São Paulo*, elevando as temperaturas e diminuindo os níveis de URA, emitimos novos Boletins Especiais Meteorológicos, válidos de 15 a 18MAR24 para:
-RMSP: máximas de 35ºC e sensação térmica de 36ºC;
-Vale do Ribeira: máximas de 37ºC e sensação térmica de 38ºC;
-Baixada Santista: máximas de 34ºC e sensação térmica de 35ºC;
-Vale do Paraíba: máximas de 33ºC e sensação térmica de 34ºC;
-Litoral Norte: máximas de 35ºC e sensação térmica de 36ºC;
-Sorocaba e Campinas: máximas de 36ºC e sensação térmica de 37ºC;
-Ribeirão Preto, Barretos e Franca: máximas de 37ºC e sensação térmica de 38ºC;
-Bauru e Araraquara: máximas de 36ºC e sensação térmica de 37ºC;
-São José do Rio Preto e Araçatuba: máximas de 39ºC e sensação térmica de 40ºC;
-Presidente Prudente e Marília: máximas de 37ºC e sensação térmica de 38ºC;
-Itapeva: máximas de 33º C e sensação térmica de 34º C.
*PREVISÃO DO TEMPO*
Neste domingo (17), o dia deve amanhecer marcado pela presença do Sol entre poucas nuvens em todo o Estado de São Paulo, e a tendência é de que permaneça nestas condições de tempo durante toda a manhã. No decorrer do dia, a combinação entre a atuação de um sistema meteorológico sobre oceano e o aumento das temperaturas, condicionará a formação e atuação de áreas de instabilidade atmosférica, assim, haverá condições para pancadas de chuva isoladas em praticamente todo o Estado.
Essa chuva deve vir seguida por eventuais rajadas de vento e descargas atmosféricas, podendo se estender até o período da noite. Como há indicativo para pancadas mais fortes e até mesmo temporais, principalmente no corredor sul, possíveis transtornos não devem ser descartados, principalmente em áreas de risco. Além disso, os termômetros devem se elevar gradativamente ao longo do dia, contribuindo para que a sensação de calor intenso e abafado predomine.
*COMUNICAÇÃO SOCIAL Defesa Civil do Estado*