Já está disponível em todas Unidades de Saúde a vacina contra a influenza, vírus que causa a gripe, para todas as pessoas com mais de 6 meses.
O imunizante já está disponível desde quinta-feira (2/5), e o munícipe pode garantir a sua dose em uma das 18 salas de vacina nos Postos de Saúde, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
A orientação foi comunicada pela Secretaria de Saúde do Estado, por meio do Programa Estadual de Imunização (PEI), consonante ao Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).
Mesmo com a ampliação do público, a Diretoria Geral de Saúde seguirá concentrando os esforços para vacinar os grupos prioritários que são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença, como: gestantes, puérperas, adultos com 60 anos ou mais de idade, crianças menores de 6 anos de idade e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, entre estes, cardiorrespiratórias, com obesidade mórbida, diabetes, imunossupressão, dentre outros.
São necessárias duas semanas para que ela comece a fazer efeito no organismo. A vacina é segura e não causa gripe.
A medida visa proteger a população dos efeitos oriundos de problemas respiratórios, além de reduzir as chances de casos mais graves da doença.
No total, até a última quinta-feira (2/5), 8.097 doses da vacina contra a gripe já foram aplicadas, de acordo com levantamento da Diretoria Geral de Saúde. Isso equivale a quase 35% do grupo prioritário, composto por cerca de 24.233 pessoas.
CUIDADOS
O contágio da gripe ocorre por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.
O vírus também é transmitido da forma indireta, pelas mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias.
Medidas simples como lavagem frequente das mãos, uso de máscaras, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, lenços descartáveis, manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção da gripe.