Na tarde desta quarta-feira (5/6), foi aprovado na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei 803/2023 de autoria da deputada estadual Solange Freitas (União Brasil) que inclui no calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo a Semana de Conscientização e Prevenção ao Câncer.
A data será realizada nas comunidades paulistas anualmente, na segunda semana do mês de abril.
De acordo com o texto, a proposta tem como finalidade disseminar informações importantes sobre o combate, os riscos, os fatores, as causas e os tratamentos pertinentes a doença.
“Estou muito feliz com essa aprovação. É uma conquista importante pois essa lei tem por objetivo levar conhecimento, diminuir informações falsas que interferem no acesso à prevenção ao câncer nas periferias de todo o Estado”, destaca a parlamentar.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer acontece em 8 de abril e, de acordo com um estudo inédito realizado pelo Instituto Oncoguia em parceria com o Data Favela e o Instituto Locomotiva, 18 milhões de pessoas que vivem em comunidades brasileiras realizam tratamento contra o câncer por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Porém, o levantamento aponta que há dois grandes problemas na conexão da população mais vulnerável com os cuidados em saúde oncológica: a desinformação e os gargalos para o início e a continuidade do tratamento. A pesquisa mostrou que 62% dos entrevistados assumiram que não tem informações suficientes sobre o assunto.
“A Semana de Conscientização e Prevenção ao Câncer tem o papel de salvar vidas. Tenho absoluta certeza disso”, conclui a deputada Solange Freitas. Agora, o projeto segue para a sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).