Começa sexta-feira, dia 14 de junho, a edição do Revelando SP em Iguape. Maior festival da valorização da cultura tradicional paulista, de volta ao município após sete anos, o Revelando SP é uma iniciativa é do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte. Na cidade, o Revelando SP é correalizado pela Prefeitura Municipal.
O evento acontece até domingo, dia 16 de junho, no Centro de Eventos Prefeito Casimiro Teixeira (R. Ana Cândida Sandoval Trigo, Iguape - SP, 11920-000), com entrada gratuita.
Artesanato
O Revelando SP oferece atividades e atrativos para todas as idades. Os visitantes poderão conhecer durante o evento a riqueza do artesanato paulista, produzido nos mais diversos materiais, como madeira, cipó timbopeva, argila, palha e até escamas de peixe.
Esses expositores apresentam técnicas passadas de geração em geração, mantendo vivas as culturas caipira, quilombola, caiçara e de povos originários, formadoras da identidade paulista.
Culinária
Na culinária, além da valorização da comida típica do Vale do Ribeira, com muitos preparos feitos com peixe e frutos do mar, o Revelando SP oferece uma viagem pelos sabores do estado de São Paulo, com muita comida tropeira, a sempre disputada linguiça bragantina e iguarias que despertam curiosidade, como o rojão de balaio e a comida do lobisomem. E, para adoçar o paladar, também tem uma infinidade de doces cristalizados, compotas, biscoitos e muitas outras opções.
Shows
Nas apresentações, além das manifestações tradicionais, como o fandango, a congada, ciganos, trança de fitas, banda de fanfarra e violeiros, o Revelando SP terá shows com grandes nomes da música brasileira, como Oswaldo Montenegro e Lara Cantador do Vale & Trio (sexta-feira), Fernanda Costa e Trio Caiçaras do Ribeira (sábado) e Gabriel Sater (domingo).
Em sua programação, o Revelando SP traz ainda apresentações da Trupe Revelando SP, formada por artistas multidisciplinares, com música, dramaturgia, circo e poesia, cantando e contando sobre as tradições paulistas. Além de entreter, a trupe, com figurinos que representam ícones da cultura do estado de São Paulo, tem também o objetivo de educar.
Atividades para as crianças
E as crianças também têm diversão garantida no evento, com a atividade Jogos do Mundo, que acontece em todos os dias. O Coletivo Lúdico, responsável pelo projeto, traz a experiência de jogos criados em países como Alemanha, Holanda, Finlândia, China, Nova Zelândia e muito mais.
Revelando SP em Iguape
A edição de Iguape do Revelando SP conta com 65 participantes, representando 42 municípios de oito regiões paulistas. São 25 stands de artesanato e 26 de culinária. Além disso, 15 representantes das mais diversas manifestações culturais paulistas se apresentam ao longo do Revelando SP, com música, dança e muito mais.
“Temos uma indústria criativa robusta no estado de São Paulo, e o Revelando SP é um exemplo disso. Iguape é um tesouro cultural que preserva tradições, identidades e patrimônios, contribuindo para a riqueza cultural do estado.
Além disso, possui o maior contínuo de vegetação nativa do estado, sítios arqueológicos, manifestações culturais ligadas à caiçaras, quilombolas e imigração japonesa. Tudo isso torna a região um personagem fundamental para contar a história da cultura paulista”, pontua a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton.
Cinco edições em 2024
Em 2024, o Revelando SP foi expandido e terá, ao todo, cinco edições, levando a cultura tradicional paulista a mais regiões do estado:
Barretos – 17 a 19 de maio
Iguape – 14 a 16 de junho
São José dos Campos – 4 a 7 de julho
Presidente Prudente – 9 a 11 de agosto
São Paulo – 12 a 15 de setembro
Sobre a Associação Paulista dos Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004.
Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos.
Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.