A Economia Azul - vetor para o desenvolvimento do Vale do Ribeira

A Economia Azul é uma nova forma de pensar o desenvolvimento no Vale do Ribeira, combinando crescimento econômico com a proteção dos oceanos e ecossistemas marinhos. Este modelo busca inovação e sustentabilidade, diferentemente da antiga economia do mar.

O Vale do Ribeira, conhecido por seu grande complexo lagunar em São Paulo, é perfeito para negócios que respeitam a natureza:


  • Turismo sustentável: a região convida para o ecoturismo, com atividades que respeitam o meio ambiente;
  • Pesca e aquicultura sustentáveis: práticas conscientes ajudam a economia local e protegem a vida no mar;
  • Bioprospecção e biotecnologia: a rica vida marinha inspira pesquisas, investimentos e novos produtos para a economia azul;
  • Energias renováveis: fontes de energia limpa, como a maremotriz, são essenciais para um desenvolvimento sustentável.

O desafio é crescer economicamente sem prejudicar o meio ambiente. Para isso, a região demanda líderes visionários e soluções inteligentes. 

O 1º Fórum do Corredor Azul, em 2023, realizado na cidade de Registro-SP com visita técnica à Região Turística do Lagamar, foi um evento importante que alinhou metas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e mostrou a necessidade de uma governança colaborativa.

Em 2024, a Baixada Santista e o Litoral Norte de São Paulo continuarão esse trabalho de formação do Corredor Azul, com fóruns para unir esforços pela prosperidade das empresas e comunidades locais, buscando um crescimento sustentável.

Desafios e convite para colaborar



As comunidades locais têm desafios na mudança para a Economia Azul, como a degradação do mar e a necessidade de mais educação e capacitação para trabalhar em setores inovadores. A boa gestão do mar, combate à poluição e mudanças climáticas, além da adaptação às novas práticas, são desafios que precisam de trabalho conjunto de todos.


A região do Vale do Ribeira possui as melhores instituições de ensino, todo o Sistema S, ambientes de inovação estruturados e laboratórios de ponta para pesquisas relacionadas ao mar, formando uma governança pública e privada unida e integrada.

Convidamos todas as pessoas a participarem dessa mudança para a Economia Azul, assegurando um futuro próspero e sustentável para o Vale do Ribeira. Juntos podemos superar desafios e ser exemplo de sustentabilidade.


Por Michelle Santos, gerente regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira

A Economia Azul - vetor para o desenvolvimento do Vale do Ribeira
Por Michelle Santos, gerente regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira

Postagem Anterior Próxima Postagem