Palestra no Sesc com professor da USP aborda intolerância religiosa em escolas

Antropólogo e pesquisador Vagner Gonçalves da Silva fala sobre motivações e consequências da intolerância religiosa em espaços escolares. 

Atividade gratuita acontece na quinta, dia 4 de julho, no Teatro do Sesc Registro-SP.

De acordo com dados do Disque Direitos Humanos (Disque 100), o número de violações de direitos humanos motivadas por intolerância religiosa no Brasil cresceu 80% em 2023 na comparação com os números do ano anterior. 

Foram mais de 2.100 violações registradas no painel da Ouvidoria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), ocorridas em diversas regiões do país e com os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia apresentando maior recorrência de casos.

Os dados - divulgados pelo MDHC por ocasião do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (celebrado por lei em 21 de janeiro) - mostram que as religiões de matriz africana são as mais afetadas pela violência e intolerância religiosa, e que as pessoas violadas com mais frequência são pertencentes às religiões Umbanda, Candomblé, outras religiosidades afro-brasileiras, evangélicas e católicas, nessa ordem. 

O relatório do Disque 100 evidencia a importância de ampliar o debate sobre o direito à liberdade religiosa, um princípio fundamental garantido pela Constituição Federal brasileira e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Sesc Registro-SP convida para a palestra


Em consonância com a necessidade de promover mais reflexões sobre o tema e como parte do programa Ações para a Cidadania, o Sesc Registro-SP convida para a palestra Entre Escolas e Terreiros: Intolerância Religiosa em Espaços Escolares, com o antropólogo e professor da Universidade de São Paulo (USP), Vagner Gonçalves da Silva. Autor de vários livros e publicações sobre o assunto, o professor desenvolve pesquisas junto às populações afro-brasileiras, enfocando temas como religiosidade, intolerância religiosa e relações entre religião e cultura brasileira.

A atividade é gratuita e será realizada no dia 4 de julho (quinta-feira), no Teatro do Sesc Registro-SP, com início às 15h. 

A ação é voltada a educadores, professores e gestores da rede de ensino municipal e estadual, e também aberta ao público em geral (a partir de 14 anos), com retirada de convites 30 minutos antes.

Entre outras abordagens, será apresentado o contexto do fenômeno social da intolerância religiosa, além das características, motivações e consequências de sua ocorrência nas escolas e outros espaços públicos, tanto no plano individual – para aqueles que são alvos deste processo, como no plano social, político e legal. 

Também será discutida a forma como a intolerância religiosa, que é crime previsto em lei, ameaça a construção de uma sociedade multiétnica. 

Desde janeiro de 2023, a Lei 14.532 equipara a injúria racial ao crime de racismo e também protege a liberdade religiosa, com pena prevista para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de religião ou ainda obstar, impedir ou empregar violência contra quaisquer manifestações ou práticas religiosas.

Mais informações sobre a atividade na Central de Atendimento do Sesc Registro-SP pelo telefone (13) 3828-4950.


Sobre Vagner Gonçalves Silva


Doutor em Antropologia Social e pós-doutor pela Harvard University e City University of New York, Vagner Gonçalves da Silva é professor, pesquisador e orientador do Departamento de Antropologia, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e do Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte da USP, além de coordenar o Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras da universidade.

 É autor de diversos livros, como “Terreiros Tombados em São Paulo: Laudos e Reflexões sobre a Patrimonialização de bens afro-brasileiros”, “Candomblé e Umbanda: Caminhos da Devoção Brasileira”, “Orixás da Metrópole” e “O Antropólogo e sua Magia”, além de organizador de outras publicações, como “Intolerância Religiosa: Impactos do Neopentecostalismo sobre o Campo Religioso Afro-Brasileiro” e “Através das Águas: Os Bantu na Formação do Brasil”. 

Foi membro do comitê de implantação do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo e do comitê que implementou ações afirmativas no PPGAS-USP. 

Elaborou com as comunidades de matriz africana em São Paulo os laudos antropológicos que instruíram seus processos de tombamento e colaborou no estudo que culminou no registro do carnaval paulista como patrimônio imaterial do Estado.


Serviço:

Ações para a Cidadania - Palestra

Entre Escolas e Terreiros: Intolerância Religiosa em espaços escolares

Com Vagner Gonçalves da Silva (USP).

Dia 4, quinta, 15h.

Teatro [Interno]. A partir de 14 anos.

Grátis. Retirada de convites com 30 minutos de antecedência.

Mais informações: (13) 3828-4950.



O Sesc Registro fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.

Palestra no Sesc com professor da USP aborda intolerância religiosa em escolas
 Palestra no Sesc com professor da USP aborda intolerância religiosa em escolas





Postagem Anterior Próxima Postagem