O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) esteve na manhã desta quarta-feira (13/6) em Bertioga, no litoral paulista, e anunciou para a deputada estadual Solange Freitas (União Brasil) que no segundo semestre a Baixada Santista será contemplada com ônibus intermunicipais climatizados.
“Cheguei aqui em Bertioga e a Solange já veio me perguntando. E os ônibus da EMTU? Eu falei. Os ônibus da EMTU? Aqueles que você vem pedindo pra ter ar-condicionado? Terão ar-condicionado!
Serão 100 ônibus novos com ar-condicionado: 50 chegando em setembro e 50 chegando em novembro. A gente vai proporcionar conforto para os cidadãos da Baixada Santista”, garantiu o governador.
Para a deputada Solange Freitas, essa é uma conquista importante para todos os moradores. “Como repórter, como jornalista fiz inúmeras reportagens do calor que é dentro desses ônibus intermunicipais.
E desde que comecei como deputada, há um ano e dois meses, venho lutando pra isso [acontecer]. Fiz abaixo-assinado, ia dentro dos ônibus pro pessoal assinar. E o governador tinha falado lá atrás. Solange, eu vou ver isso. E ele viu. E agora tá acontecendo. A partir do segundo semestre, a Baixada Santista vai começar a receber ônibus com ar-condicionado”, comemora a parlamentar.
Histórico
Em abril do ano passado, a parlamentar teve a primeira reunião com integrantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Na época, expôs a necessidade de modernização da frota já com ar-condicionado. Em dezembro, fez um pedido ao governador durante agenda em São Vicente.
No dia 16 de janeiro de 2024, iniciou um abaixo-assinado na campanha chamada “Pelo Fim da Sauna Móvel”. Durante o carnaval organizou um bloquinho onde pediu para que as pessoas participassem da solicitação de ar-condicionado nos coletivos intermunicipais. Foram mais de oito mil assinaturas.
No mês de fevereiro deste ano, Solange Freitas participou novamente de uma reunião na sede da EMTU em São Paulo.
No encontro, recebeu a informação de que o governador havia sinalizado de forma positiva à climatização dos ônibus intermunicipais da Baixada Santista. Atualmente a região conta com 468 veículos distribuídos em 63 linhas que atendem quase cinco milhões de passageiros/mês.