Exibição de documentários, bate-papo e oficinas fazem parte do projeto do SescSP “Ideias e Ações para um Novo Tempo”.
Eventos climáticos extremos como chuvas intensas, enchentes, ondas de calor e secas prolongadas estão cada vez mais frequentes e afetando cada dia mais populações, principalmente comunidades que vivem em locais ou em condições sociais mais vulneráveis, no campo e nas cidades.
São as mudanças climáticas cada dia mais perceptíveis no cotidiano das pessoas, evidenciando desigualdades sociais e tornando ainda mais urgente o debate e o entendimento sobre a gravidade do problema e a busca conjunta por possíveis soluções.
Com o projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo, vinculado à área de Educação para Sustentabilidade, o Sesc São Paulo realiza neste mês de junho uma programação especial nas unidades da rede para dialogar sobre a realidade da emergência climática nos territórios, buscando contribuir para a construção e a adoção de boas práticas de adaptação e mitigação frente a crise do clima, visando a proteção das diversas formas de vida e diferentes ecossistemas existentes.
No Vale do Ribeira, o Sesc Registro-SP realiza atividades com foco nas implicações que as mudanças climáticas têm causado na vida de comunidades tradicionais da região, destacando o protagonismo local em busca de soluções para os problemas enfrentados. Entre as ações está a exibição de dois filmes que tratam da temática ambiental. O primeiro é o documentário (in)Justiça Climática no Vale do Ribeira, obra que retrata a indignação e o amor por um território, por meio de depoimentos que contam histórias de vida de moradores rurais nos municípios de Iporanga e Eldorado (SP).
Com roteiro e direção de Daniel Felipe Paiva e Érico Pagotto e realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Organizações, Sociedade e Sustentabilidade (NOSS) e Moeté Filmes, o filme resulta de uma pesquisa participativa sobre Educação para Justiça Climática no Vale do Ribeira, desenvolvida no âmbito de um projeto que reuniu a parceria entre a USP e a iniciativa Climate-U da University College of London (UCL).
A exibição de (in)Justiça Climática no Vale do Ribeira será nesta quinta (dia 13), com entrada gratuita e início às 19h30, no Teatro.
Logo em seguida será exibido o curta-metragem Para Onde Foram as Andorinhas?, dirigido por Mari Corrêa e coproduzido por Instituto Catitu e Instituto Socioambiental (ISA). Apresentado durante a Conferência que firmou o Acordo climático de Paris (COP 21), o filme recebeu o prêmio Refúgios e Mudanças no Festival Entretodos de Direitos Humanos.
A obra faz parte do catálogo da Ecofalante, plataforma que usa o cinema de impacto para enriquecer o processo educacional e despertar a consciência cidadã em todos os níveis de ensino.
O filme relata como os povos habitantes do Parque Indígena do Xingu (Mato Grosso) percebem e sofrem cotidianamente os impactos das mudanças climáticas, do intenso uso de agrotóxicos e do desmatamento desenfreado.
Após a exibição dos dois documentários será realizada no Teatro uma roda de conversa com Ana Beatriz Nestlehner, Menevaldo Pinto Cunha, Nicéia da Prata Santos e José da Guia Santos, pesquisadores e representantes de comunidades de Iporanga e Eldorado, e também com a presença de Gersem Baniwa, liderança indígena do povo Baniwa, da Terra Indígena Alto Rio Negro (AM).
Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas, mestre e doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília, Gersem Baniwa é professor-associado da UNB e um dos coordenadores do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena e da Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas.
Mapeando Injustiças Climáticas e Conversas de Quintal
Na programação do projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo, o Sesc Registro-SP realiza também duas oficinas com o tema Mapeando as injustiças climáticas no Vale do Ribeira.
A partir da confecção de mapas e da localização de ocorrências de eventos climáticos no Vale do Ribeira, busca-se identificar pontos afetivos e refletir sobre a questão ambiental no território. A primeira oficina acontece na quinta (dia 13), com o grupo Curumim. Já a segunda turma se reúne na sexta (dia 14), junto com o grupo Juventudes. As atividades são gratuitas, abertas ao público em geral e têm entrega de senhas 30 minutos antes.
Outras duas oficinas gratuitas dentro da temática ambiental acontecem também neste final de semana (dias 15 e 16), com mutirões de cuidados no Jardim das Abelhas e no Jardim dos Sentidos e Espiral de Ervas, espaços do Sesc Registro-SP onde mensalmente ocorrem as Conversas de Quintal.
O Mutirão no Jardim das Abelhas será no sábado, apresentando conceitos, técnicas e dicas sobre cultivo e manejo de plantas melíferas, aromáticas e medicinais e suas relações com as abelhas.
Já no Mutirão dos Jardim dos Sentidos e Espiral de Ervas (domingo), o público aprende sobre cultivo e manejo de ervas aromáticas e medicinais em pequenos espaços urbanos. Em ambas as oficinas também serão discutidos os impactos das mudanças climáticas e formas de amenizar seus efeitos.
Confira a programação completa em: https://www.sescsp.org.br/unidades/registro/
Mais informações: (13) 3828-4950.
O Sesc Registro-SP fica na Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro de Registro/SP.
Serviço:
Ideias e Ações para um Novo Tempo
exibição – Cine Ribeira
Cine Ambiental: (In) Justiça Climática Vale do Ribeira
Direção e Roteiro: Daniel Felipe Paiva e Érico Pagotto
Dia 13, quinta, 19h30.
Teatro [Interno]. Grátis. Retirada de convites com 1h de antecedência.
Exibição – Cine Ribeira
Cine Ambiental: Para Onde Foram as Andorinhas?
Direção: Mari Corrêa
Dia 13, quinta, 19h30
Teatro [Interno]. Grátis. Retirada de convites com 1h de antecedência.
bate-papo
Roda de Conversa sobre o documentário (in)Justiça Climática Vale do Ribeira
Com Ana Beatriz Nestlehner, Nicéia da Prata Santos, Menevaldo Pinto Cunha, José da Guia Santos e Gersem Baniwa.
Dia 13, quinta, 20h05.
Teatro [Interno]. Grátis. Sem retirada de ingressos.
oficina
Mapeando as injustiças climáticas no Vale do Ribeira - Turma 1
Com Ana Beatriz Nestlehner
Dia 13, quinta, 14h30.
Sala de Múltiplo Uso 3. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
oficina
Mapeando as injustiças climáticas no Vale do Ribeira - Turma 2
Com Ana Beatriz Nestlehner
Dia 14, sexta, 17h.
Sala de Múltiplo Uso 3. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
oficina
Conversas de Quintal: Mutirão no Jardim das Abelhas
Com Denis de Jesus Freitas e Ângela Pelegrini
Dia 15, sábado, 15h.
Meliponário. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
oficina
Conversas de Quintal: mutirão no jardim dos sentidos e espiral de ervas
Com Denis de Jesus Freitas e Ângela Pelegrini
Dia 16, domingo, 15h.
Beira do Ribeira. Grátis. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.