Projeto de instituto corporativo fomenta a apicultura no Vale do Ribeira

Com selo estadual, produtores rurais passam a vender o mel produzido em Juquitiba-SP.

São Paulo, 28 de junho de 2024- Apicultores de Juquitiba, região que tem uma das maiores áreas de conservação da Mata Atlântica do país, conseguiram, agora em 2024, a autorização (selo) da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo- SISP para comercialização de mel.

Além do quesito ambiental com a preservação das abelhas, o projeto, que existe desde 2016, gerou o empreendedorismo e a criação de renda no Vale do Ribeiro.

Levantamento da Cooperativa dos Produtores Rurais de Juquitiba e região apontou crescimento, no ano passado, de 75% no número de apicultores (entre parceiros e cooperados) cadastrados. Eles contam com a chamada "Casa do Mel" (com equipamentos) onde podem filtrar o produto e preparar para comercialização.

O crescimento de apicultores aconteceu devido a estrutura preparada para filtragem e preparação do mel beneficiando 75 produtores locais com idade entre 40 a 80 anos. (conseguem produzir mais de 300 potes de mel por dia)

Projeto


O projeto foi viabilizado Instituto Camargo Corrêa- ICC, braço social das empresas do Grupo MOVER, em parceria com o Ipesa (Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais), ONG voltada ao desenvolvimento social sustentável.

Além da construção da "Casa do Mel" com equipamentos, o projeto promoveu cursos de empreendedorismo e apicultura para esses produtores rurais.

Projeto de instituto corporativo fomenta a apicultura no Vale do Ribeira
Projeto de instituto corporativo fomenta a apicultura no Vale do Ribeira




Postagem Anterior Próxima Postagem