O Varejo e suas dores na hora de contratar colaboradores

Especialista fala sobre cenário e dá dicas para quem quer emprego na área

O Setor do Varejo enfrenta, atualmente, algumas dores na hora de contratar profissionais e buscar talentos no mercado de trabalho. 

Em tempos de discussão sobre trabalho híbrido ou remoto, um dos principais obstáculos que as empresas do segmento têm encontrado se refere não só à necessidade do trabalho presencial, mas também, às jornadas aos finais de semana.

Segundo Caio Infante, vice-presidente regional (LATAM) da Radancy e um dos co-fundadores da Employer Branding Brasil, se, por um lado, as empresas entendem que têm um papel importante ao serem porta de entrada de muitos jovens no mercado de trabalho, por outro lado, elas, muitas vezes, pecam em detalhes simples, como não oferecer um plano de carreira profissional ao seu time.

Contratação de  colaboradores


“Alguns cuidados relativamente simples podem facilitar a contratação de pessoas nessa área, como oferecer um plano de desenvolvimento para os novos funcionários ou investir na educação deles.

Essas são ótimas ferramentas tanto para a atração como para a retenção de talentos”, exemplifica Caio.

Oferecer condições de trabalho dignas também é um fator que pesa na hora do profissional aceitar uma oferta de trabalho, assim como o clima e a cultura organizacional da empresa.

Segundo o especialista, o segmento precisa se atentar que, como em qualquer outro setor, é preciso considerar o movimento atual pela busca de um propósito no trabalho, assunto relevante para qualquer nível profissional, independentemente de idade, cargo a ser ocupado ou área em que a empresa atua.

Para os candidatos, Caio levanta questões cruciais como estar alinhado aos objetivos da empresa e desempenhar bem sua função em busca de crescimento e estabilidade. “Infelizmente, o cenário do atual mercado não é muito fácil de ser analisado.

Muita gente quer emprego, mas não quer trabalho, e tem, também, aquela parcela de profissionais que trabalha somente em troca do pagamento, sem envolvimento, sem vestir a camisa da empresa.

Os tempos mudaram e não existe mais emprego melhor ou pior – o que existe são vagas alinhadas ou não ao perfil do candidato.

A matemática é simples: em primeiro lugar, é preciso criar relacionamentos e oportunidades e desempenhar bem sua função para, depois, ser recompensado por isso ou identificar se é hora de buscar uma recolocação”, explica Caio.

Uma vez que trabalhar no varejo consiste em vender produtos ou serviços em pequenas quantidades diretamente ao consumidor final, o profissional que atua nessa área costuma ser bastante valorizado, uma vez que o setor apresenta crescimento constante nos últimos anos.

O profissional de varejo costuma ser multifuncional, além de saber trabalhar sobre pressão e manter seu foco em resultados, já que seu salário costuma ser composto por um valor fixo mais comissão em cima das vendas.

Para quem gosta de trabalhar com pessoas, a dica é apostar numa das vagas que estão disponíveis nos comércios e empresas varejistas todos os dias.

“É muito comum ouvir que, se uma pessoa trabalhou no varejo, ela está apta para exercer a função em qualquer empresa de qualquer setor. Isso acontece porque, no varejo, nem todos os fatores de interferência são previstos, coisas acontecem constantemente, a concorrência lança novos produtos.

A dica é sempre estar aberto a mudanças e atento ao consumidor e inovar no que diz respeito à excelência no atendimento. Quanto mais exigente se torna o consumidor final, mais qualificado tem que ser o profissional do varejo”, finaliza Caio.

Sobre Caio Infante


Eleito por três anos consecutivos como um dos profissionais de RH mais influentes do mercado, Caio Infante é formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e possui MBA em Gestão Internacional pela University of Technology, em Sidney, na Austrália.

Com carreira profissional desenvolvida na área de Negócios em agências de propaganda do País e do exterior, atuou, também, no site Trabalhando.com como diretor Comercial e de Marketing, chegando a Country Manager da operação.

Desde o início de 2017, Caio está na Radancy, onde seu conhecimento sobre marca empregadora cresceu exponencialmente. Hoje, ocupa o cargo de vice-presidente regional da agência, mantendo contato com alguns dos maiores nomes mundiais do tema.

Caio Infante também é um dos co-fundadores da Employer Branding Brasil, a maior comunidade sobre marcas empregadoras, com mais de 40 mil seguidores nas redes sociais.

Recentemente, Caio passou a ocupar, também, o cargo de Diretor de Patrocínios da ABRHSP (Associação Brasileira de Recursos Humanos – SP) da Regional Berrini.

Informações sobre Consultoria, Palestras e Treinamentos, acesse: www.caioinfante.com.br

O Varejo e suas dores na hora de contratar colaboradores
Caio Infante, vice-presidente regional (LATAM) da Radancy

 

 


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