Especialista fala sobre documentação de rede e controle de portas
Todo ISP, independentemente do porte ou região de atuação, enfrenta algumas dores crônicas, nome dado por Claudio Placa, Diretor Geral da Azza, aos problemas que afetam os provedores no dia a dia.
Nos desafios diários, os temas operacionais sempre estão entre os mais comentados. O cancelamento, por exemplo, é uma preocupação, assim como a Documentação da Rede, que controla em qual CTO e porta os clientes estão conectados.
O tema é, atualmente, a principal dor da maioria dos provedores, pois sem o controle das portas ocupadas vários outros problemas acabam causando a baixa eficiência operacional e aumentando os custos de forma exponencial.
“Para resolver esta questão, é preciso fazer o clean uP da rede, que nada mais é do que documentar todas as portas das CTOs do provedor, higienizando as mesmas e alocando na documentação de rede onde cada assinante está conectado”, explica Claudio.
É extremamente comum os ISPs que tiveram crescimento orgânico e adquiriram outros provedores não possuírem esta documentação de portas.
Segundo Claudio, para manter o provedor em pleno funcionamento, o que se busca, normalmente, é economizar sob diversos aspectos, porém, quase nunca se otimiza a operação para obter melhores custos.
“É preciso visualizar estrategicamente como ter eficiência operacional e reduzir custos. Com a documentação de portas, é possível vender mais, ter um atendimento ao cliente mais eficiente, rápido e assertivo e manter um índice de produtividade de ordem de serviço maior.
Também é possível aumentar a capacidade produtiva e ter um controle melhor de cancelamento e de massivas, sendo mais preventivo e ficando com a rede parada por menos tempo”, explica Claudio.
O especialista lista mais alguns benefícios quando se tem a documentação atualizada:
Eficiência na Gestão de Rede
A documentação detalhada das portas da CTO associadas à cada cliente facilita a gestão da rede e permite ao técnico identificar rapidamente quais são as portas em uso e as disponíveis, otimizando o uso de recursos e reduzindo o tempo para novas instalações e manutenções.
Resolução Rápida de Problemas
Quando ocorre um problema de conectividade, a documentação exata das portas da CTO permite uma resolução mais rápida. O técnico identifica rapidamente o ponto de falha, verifica as conexões e realiza testes diretamente na porta afetada, minimizando o tempo de inatividade dos clientes.
Qualidade do Serviço
Uma documentação atualizada contribui para a qualidade do serviço ao permitir um monitoramento mais eficaz da rede. Ao saber exatamente como os clientes estão conectados, os ISPs podem prever e prevenir problemas, garantindo uma experiência de Internet mais estável e confiável.
Planejamento e Expansão
A documentação exata das portas da CTO auxilia no planejamento e na expansão da rede. Com dados claros sobre a utilização das portas e a distribuição dos clientes, os ISPs podem tomar decisões sobre onde expandir a capacidade da rede ou melhorar a infraestrutura existente.
Facilidade na Comunicação
Em uma massiva, a comunicação ao assinante ocorre de forma assertiva e rápida - tanto no disparo de mensagens como na comunicação pelos canais de atendimento o assinante é facilmente identificado e informado rapidamente sobre a massiva.
Vendas mais Rápidas e Baratas
Quando se realiza o clean up, é possível ser muito mais rápido e assertivo no processo de vendas, inclusive automatizando as mesmas no processo de e-commerce ou pelo WhatsApp usando integração com o sistema de CRM/ERP.
Por fim, a documentação de portas, segundo Claudio Placa, pode aumentar a produtividade de instalação em até 20%, aumentando, também, a penetração da rede sem investimento em construção de novas áreas e portas.
“Em junho deste ano, graças a uma parceria com a DPR Telecomunicações, iniciamos um projeto de clean up na Azza. Vamos fazer isso em toda a nossa rede, com mais de 300 mil portas. Com isso, estamos projetando um ganho de, pelo menos, 20% de eficiência em vendas e 30% em velocidade de atendimento ao assinante”, explica Claudio.
O projeto conta com dez equipes com quatro profissionais cada e ocorre simultaneamente em quatro cidades, começando por aquelas onde existe maior índice de quebra de venda para potencializar as portas já construídas.
A ação conta com o uso de equipamentos que ajudam, agilizam e automatizam a identificação dos assinantes nas portas captando todas as informações da ONU/ONT como serial, potência e PPPoE para ajudar a vincular o equipamento aos assinantes. É possível realizar o clean up de uma CTO de 16 portas com 14 assinantes em dez minutos
O clean up também realiza outras atividades como adesivação da CTO, reorganização de cabos, limpezas de cabos mortos e atualização de posicionamento da CTO.
O processo criado pela DPR utiliza equipamentos da Precision Solutions e faz parte de um pacote entregue no formato turn-key e com boas práticas de eficiência operacional. “O processo todo levará cerca de seis meses percorrendo mais de 40 cidades”, finaliza Claudio.
Sobre a Azza
Fundada em 2011, a operadora Azza provém serviços de acesso à Internet para residências, empresas e condomínios em mais de 40 cidades do interior de São Paulo.
Com mais de 600 colaboradores, a empresa está consolidada no Setor de Telecom com o objetivo de se tornar a maior provedora de Internet do seu segmento.
Conectando o interior paulista de ponta a ponta, a empresa já transformou a vida de miliares de usuários com qualidade, tecnologia e segurança ao oferecer Internet 100% fibra de ultra velocidade.
A Azza trabalha com equipamentos de ponta das marcas DPR e Nokia, que garantem conexão, velocidade sem interferência de sinal e planos que vão até 2 GB, além de oferecer o melhor Wi-Fi do mercado com instalação gratuita.
A empresa conta, também, com profissionais altamente qualificados e experientes para atender aos mais altos níveis de exigência de seus clientes conectando pessoas e contribuindo para a inclusão digital no Brasil.