O projeto de lei 94/2022 proposto pelo deputado estadual Goura (PDT), que institui a Semana do Rio Ribeira do Iguape, a ser celebrada anualmente entre os dias 6 e 12 de outubro, foi aprovado, nesta segunda-feira (1), pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e segue para sanção pelo Executivo.
Essa semana passa a integrar o calendário oficial de eventos do Estado do Paraná.
São coautores os deputados Arilson Chiorato (PT), Professor Lemos (PT), Luciana Rafagnin (PT), Tercilio Turini (MDB) e também os ex-deputados Soldado Fruet, Boca Aberta Júnior e Reichembach.
“Esse PL tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do Rio Ribeira do Iguape e a necessidade de proteger sua biodiversidade e a história e cultura das populações tradicionais, como os ribeirinhos, caiçaras, indígenas e quilombolas, que vivem no Vale do Ribeira”, destacou Goura.
O deputado disse que é necessário que a sociedade civil organizada, o poder público, a iniciativa privada, as universidades e a população em geral participem da celebração da Semana do Rio Ribeira do Iguape.
“Assim poderemos promover ações educativas, esportivas, culturais, palestras, fóruns, seminários, audiências públicas, dentre outras atividades que interajam, valorizem e protejam o Rio Ribeira do Iguape”, disse ele.
Atuação parlamentar
Goura lembrou que como deputado estadual desenvolve várias ações na região do Rio Ribeira do Iguape. “Nós apresentamos o PL 701/2020, que institui o Circuito Cicloturístico Quilombos do Ribeira e Parque das Lauráceas, que se transformou na Lei 20.758/2021.”
“Além disso, atuamos na defesa das comunidades tradicionais do Vale do Ribeira, em especial dos quilombolas e indígenas, na promoção do Turismo de Base Comunitária (TBC) e na proteção ao meio ambiente, na defesa do Parque Estadual das Lauráceas”, contou Goura.
O Rio Ribeira do Iguape
O Rio Ribeira de Iguape é um curso de água que banha os estados do Paraná e de São Paulo e que nasce dentro do Parque Nacional dos Campos Gerais, a aproximadamente 100 km de Curitiba, recebendo vários afluentes em seu percurso. O rio forma a Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira e o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape, Cananéia e Paranaguá.
O Vale do Ribeira, o qual apresenta ricos ecossistemas aquáticos: rio, estuário e mar e terrestres: duna, mangue, restinga e floresta ombrófila densa. A região abrange os maiores remanescentes da Mata Atlântica do país.
O Rio Ribeira do Iguape é procurado pelos adeptos aos esportes radicais, suas águas turbulentas são perfeitas para a prática de rafting e rapel no trecho em que cruza a Serra do Mar.