Ação é parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Aneel, que visa reduzir o custo mensal da conta e descarbonizar o planeta
Um Centro de Zoonoses, uma Academia Pública e mais sete Unidades de Saúde distribuídas em diversos bairros do município de Juquiá (SP) irão receber aproximadamente 600 lâmpadas de LED doadas pela Neoenergia Elektro.
A ação é parte integrante do Programa de Eficiência Energética da distribuidora e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tem como objetivo reduzir o custo da conta de energia e contribuir para a descarbonização do planeta a partir da eficientização do consumo de eletricidade.
Somente nas Unidades de Saúde (PSF Viúva, PSF Colonização, PSF Vila Sanches, UBS Central Antônio Alonso, UBS Iporanga, USF Cedro Juquiá e USF Vila Florindo Juquiá) foram substituídas 523 lâmpadas ineficientes por LED, mais econômicas e com maior vida útil.
Na sede do Centro de Zoonoses, foram trocadas 18 lâmpadas. A iniciativa beneficia, direta ou indiretamente, os mais de 17 mil moradores do município.
Benefícios
O uso de lâmpadas de LED traz uma série de benefícios, além de gerar economia de energia. Elas possuem maior vida útil, com duração de aproximadamente 25 mil horas, enquanto as lâmpadas fluorescentes duram, em média, 15 mil horas.
A tecnologia também causa menos impacto ambiental. O LED não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas fluorescentes que possuem mercúrio. Essa substância é geradora de resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando descartada de maneira irregular.
Juquiá (SP), 8 de julho de 2024
Foto: Divulgação/Neoenergia Elektro