Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para onda de frio

Reviravolta” no tempo derruba temperaturas e Abrigo Solidário será montado, na Capital

Mínimas devem chegar a 7°C na capital paulista e abrigo emergencial passa a atender pessoas em situação de vulnerabilidade e pets, a partir de sábado (24)


As temperaturas devem cair significativamente a partir deste sábado (24) fazendo com que as mínimas cheguem aos 7°C na Região Metropolitana e 2°C na Região da Serra da Mantiqueira, local mais gelado deste período, com condições de geada. O frio deve permanecer até o início da próxima semana.

Isso ocorre porque uma frente fria que se forma no Sul do Brasil avançará pelo país e provocará pancadas de chuva em todo o Estado de São Paulo, porém, após este sistema meteorológico, a atuação de uma massa de ar fria derrubará as temperaturas, fazendo com que a sensação seja de frio, com condições para formação de geada em áreas de serra.


Temperaturas mínimas para as regiões do estado


Para a Região da Serra da Mantiqueira, mínimas de 2°C. Vale do Ribeira e Região de Itapeva, mínimas de 5ºC; Região Metropolitana da Capital, Regiões de Campinas e Sorocaba, mínimas de 7°C. Regiões de Presidente Prudente, Marília, Bauru e Araraquara, mínima de 9°C. Para o Litoral Norte, Regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto e Barretos, mínimas de 10°C. Vale do Paraíba, mínimas de 11°C e Baixada Santista com mínimas de 12°C.


Abertura do abrigo solidário


Diante deste cenário, a Defesa Civil do Estado de São Paulo anuncia a abertura do Abrigo Solidário para atender pessoas em situação de vulnerabilidade devido à queda acentuada nas temperaturas previstas para os próximos dias. 

A partir deste sábado (24), o abrigo será montado na Estação Pedro II do Metrô, no Centro de São Paulo. O local, preparado em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), o Metrô, o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) e a Defesa Civil, contará com uma estrutura completa para acolher até 100 pessoas por noite.

Além disso, os pets dos abrigados também serão acolhidos, recebendo água e ração. Serão fornecidos colchões, cobertores e refeições gratuitas, incluindo jantar e café da manhã, oferecidos pelo Programa Bom Prato Móvel, além de banheiros químicos disponibilizados na estação pela Guima Conseco. 

Além de fornecer as refeições do Bom Prato, a SEDS atua na triagem para o acolhimento de quem procura o Abrigo Solidário, e também dá apoio à iniciativa com a oferta de mais 100 vagas em seu abrigo na Praça da Sé, especialmente para pessoas idosas, pessoas con deficiência e famílias com crianças.


Devido as baixas temperaturas, a Defesa Civil do estado orientou as Defesas Civis Municipais para que desenvolvam ações de acolhimento em suas cidades.


Orientações a toda população


A Defesa Civil alerta que a queda brusca nas temperaturas pode intensificar a sensação de frio, elevando os riscos de hipotermia, especialmente entre as pessoas em situação de rua, crianças e idosos. 

A baixa umidade do ar também contribui para o aumento de doenças respiratórias como gripe, resfriado, pneumonia e meningite.


Para minimizar os riscos, a Defesa Civil recomenda que toda a população tome medidas preventivas, como manter-se agasalhado, evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas, e higienizar as mãos com frequência.


O uso de aquecedores deve ser utilizado com cuidado, evitando deixa-lo ligado a noite toda. Jamais improvise aquecedores, utilizando fogueira, fogão ou algo similar. Esta prática pode ocasionar um incêndio.


Para mais informações sobre como se proteger durante o período de frio e outras orientações de segurança, acesse as redes sociais da Defesa Civil pelo @defesacivilsp.




COMUNICAÇÃO SOCIAL DA DEFESA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para onda de frio
 Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para onda de frio



Postagem Anterior Próxima Postagem