Neusa Borges será homenageada no FestCiMM e participa de bate-papo sobre cinema;
Espetáculos circenses, atividades em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas (9/08) e Dia do Folclore (22/08) ocupam diversas unidades
As Fábricas de Cultura - Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis - promovem a 1ª edição do Mit Fest, voltado à indústria da música, inovação e tecnologia, FestCiMM 2024 - Festival Internacional de Cinema No Meio do Mundo e muitas outras atrações..
A seguir, alguns destaques do mês de agosto. Toda a programação é gratuita.
Circuito do Samba
A cantora Fabiana Cozza, uma das referências atuais do samba, leva o show “Dos santos” para três unidades das Fábricas de Cultura. Mesmo título do disco Dos Santos lançado por ela em 2020, como uma extensão voz-corpo filosófica e em homenagem às religiões de matrizes africanas, a artista se apresenta na unidade Osasco em 2/08, sexta, às 19h30, na Fábrica de Cultura Diadema no dia 3, sábado, a partir das 16h, e dia 16, sexta, às 20h, na base localizada no Jardim São Luís, uma das periferias da zona sul de São Paulo.
Além da apresentação da artista, a Fábrica de Cultura Diadema traz no mesmo dia (3) o Pagode na disciplina com um repertório de samba paulista às 14h, e o grupo Som Original, às 15h, que apresentará um ensaio aberto realizado todo último sábado do mês na unidade localizada na região do Grande ABCD.
Zona norte
As pessoas que circulam pela zona norte de São Paulo irão encontrar diversas atrações, como: apresentação circense, mostra para músicos sobre distribuição de selos em plataformas digitais, shows, peça teatral celebrando o Dia do Folclore (22/08) e grafismos indígenas em atividade relacionada ao Dia Internacional dos Povos Indígenas (9/08).
A partir do dia 7, a 1ª edição do festival Mit Fest, voltado à indústria da música, inovação e tecnologia, e realizado pelos estúdios das Fábricas de Cultura, oferece oficinas de produção musical, marketing para artistas, formas de distribuição e registro, música em NFT - ferramenta que descentraliza o controle de propriedade, propõe experiências aos fãs e ajuda no melhor rendimento financeiro dos artistas -, e shows de artistas referências nos territórios, alguns deles que utilizam os serviços dos estúdios.
Na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, em 7/08, o Mit Fest promove encontros sobre direitos autorais, o workshop Distribuindo minha música nas plataformas digitais, às 15h50, com especialistas da Tratore, considerada a maior distribuidora de música independente do Brasil e parceira do Atalhos Sonoros.
O projeto é das Fábricas de Cultura gerenciadas pela Poiesis, reunindo compositores e cantores das periferias, de diversos estilos, em coletâneas gravadas nos estúdios e distribuídas pela Tratore sem a cobrança de taxas.
Às 18h40, o Festival recebe o bate-papo Construindo meu público - das redes sociais aos shows conta com Cá Mendonça, multiartista da zona norte de São Paulo compartilhando experiências sobre o mercado da música digital e marketing para fortalecer lançamentos.
A partir das 19h40, o grupo feminino Funmilayo Afrobeat Orquestra faz um show voltado às cantoras e compositoras negras, inclusive africanas como The Lijadu Sisters e Sandra Izsadore, contribuindo para narrativas sobre gênero e raça.
O Mit Fest também estará na Fábrica de Cultura Diadema com diversas oficinas e apresentações como da compositora Bruna Black às 19h do dia 8. Conhecida por colaborações como o projeto ÀVUÀ com o artista Jota.Pê e a participação no álbum "Onze" em homenagem a Adoniran Barbosa, ela cantará um repertório inspirado por referências como Itamar Assumpção e Liniker. Fique por dentro de tudo que vai rolar no Mit Fest pelo site do Programa.
Sobre o universo do circo, o FOLIA - projeto da unidade Vila Nova Cachoeirinha voltado ao aprofundamento das técnicas circenses para os profissionais da área, recebe o espetáculo Num Corre do Núcleo IÊÊ no dia 17, sábado, às 19h.
O número será apresentado na arena de circo da Fábrica de Cultura. O FOLIA oferece aulas de técnicas aéreas, acrobacias, teatro, biologia do corpo, produção de espetáculo circense, entre outras disciplinas, além de convidar grupos para apresentações. Acesse o site e saiba como participar.
Os frequentadores da Fábrica de Cultura Brasilândia encontram diversas atrações nas artes cênicas. Entre elas, Lendas do Brasil: folclore, peça teatral do grupo Trapiche apresentada no dia 8, quinta-feira, às 14h, para celebrar o mês do Folclore (22 de agosto).
As lendas, como a do Curupira e Boitatá, serão acompanhadas de músicas autorais que contextualizam os contos e seus personagens espalhados pelo país.
O Núcleo Taipas, da unidade de Brasilândia, localizado na região de Taipas, periferia da zona noroeste de São Paulo, convida Rafa Kajé Guarani, da Tekoa Pyau, aldeia guarani localiza no Jaraguá. O artista aplicará a atividade Grafismo dos traços indígenas.
Com mediação do Diego Rbor, poeta e escritor da comunidade de Taipas, o bate-papo será das 14h às 16h em 9/08, Dia Internacional dos Povos Indígenas. Os participantes conhecerão as simbologias dos grafismos e aspectos étnicos-culturais de alguns dos povos originários.
Cinema e dança agitam o público da Fábrica de Cultura Jaçanã. O encontro Panorama do audiovisual na quebrada com Ale Gomes, um dos fundadores do Coletivo Gueto Cine, aplica no dia 16, às 19h, uma conversa sobre o audiovisual feito por quem é da quebrada.
Gomes também vai exibir um dos trabalhos que produziu e apontar os caminhos possíveis da produção independente. E encerrando agosto, dia 31, a partir das 15h, a Associação Pessoa de Dança mostra o número coreográfico “Divertidamente”, adaptação do filme de mesmo nome da Disney e Pixar, a fim de retratar a alegria, tristeza, medo e outras emoções por meio da criatividade dos bailarinos.
Zona sul
Os frequentadores da Fábrica de Cultura Jardim São Luís são convidados a participar de eventos focados na fotografia e cinema em agosto.
O Núcleo de Moda - formação aprofundada em moda da unidade - promove a exposição Sonhos com trabalhos do fotógrafo Vxldinei, e aberta de 6 a 23/08, terça a sexta, das 10h às 20h, e sábados, das 9h às 17h. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer retratos e outros detalhes que ele registrou durante “Sonhos”, desfile de encerramento do 1º ano de curso dos alunos, realizado durante o evento “Troca de Saberes”.
Para destacar a resistência da população originária, celebrada no Dia Internacional dos Povos Indígenas (9/08), a unidade Jardim São Luís exibe o filme “Ta’Ho” em 13/08, às 9h30, e com tradução em Libras.
O documentário foi desenvolvido por indígenas da Takua Ju Mirim, aldeia localizada na região de Marsilac, periferia do extremo sul de São Paulo. Após a sessão, o diretor e roteirista Júlio Guató, junto a atriz Letícia Oliveira, aborda como essa produção audiovisual destaca a cultura Guarani Mbya por meio da dança xondaro, a importância de mestres como o pajé e cacique.
As culturas nordestinas presentes na dança, na música e no teatro se encontram no Festival Nordeste aqui da Fábrica de Cultura Capão Redondo, programado para a segunda quinzena de agosto e com tradução em Libras.
No dia 20, das 14h30 às 16h30, o grupo Espírito de Zumbi faz a vivência “Pés que andam nos passos do corpo que dança” a partir do maculelê, puxada de rede, capoeira, ciranda e samba de coco, danças brasileiras que contam histórias pelos movimentos, ritmos dos tambores e cantos.
Outra atração do Nordeste aqui é o Bando Trapos, grupo teatral com “Pirajussara - vozes à margem” no dia 21, quarta-feira, das 15h às 16h. Dirigida pelo multiartista cearense Cleydson Catarina, a peça se volta para histórias dos moradores do bairro Campo Limpo, em São Paulo, e da cidade Taboão da Serra (SP), refletindo sobre os rios urbanos por meio da figura de Pirajussara, uma mulher-rio que cruza cidades.
E o samba de roda com Nega Duda, de São Francisco do Conde, cidade do Recôncavo Baiano, fecha o festival no dia 24, sábado, a partir das 20h. O show exalta os orixás, a capoeira e a rica culinária baiana.
Região metropolitana e Vale do Ribeira
As unidades das Fábricas de Cultura gerenciadas pela Poiesis também atuam na Grande São Paulo e no Vale do Ribeira.
Entre os destaques de agosto, a Fábrica de Cultura Osasco conta com dois espetáculos. Mjiba - a boneca guerreira da cia. Trupe Liuds no dia 21, às 15h, propõe uma reflexão sobre a ancestralidade das mulheres negras e os desafios que elas enfrentam no âmbito do gênero, raça e classe social.
E no dia 23, a partir das 10h, o coletivo Palhaçarya de rua ancestral promove Encontros lúdicos entre espectadores, palhaços e amantes da palhaçaria, destacando a potência da arte para a transformação social. As pessoas presentes terão liberdade para brincar, desenvolver técnicas lúdicas, motoras, físicas e cognitivas.
Na Fábrica de Cultura Diadema, o FestCiMM 2024 - Festival Internacional de Cinema no Meio do Mundo, de 23 a 28/08, é formado por sessões de filmes nacionais e internacionais, animações, curtas-metragens, além de encontros entre realizadores e público.
Na abertura (23), a atriz Neusa Borges estará num bate-papo às 19h, além de ser a homenageada dessa edição.
Realizado pela Fábrica de Cultura Diadema e Toco Filmes, o FestCiMM ainda exibe o Cine Teste com experimentos em working in progress de cineastas, produtores e roteiristas no dia 24, a partir das 14h.
O objetivo é promover um aprimoramento dos projetos, conversas criativas com a audiência, contando com a participação dos cineastas Bruno Risas (SP), Diaulas Ullysses, que vive em São Bernardo do Campo-SP, e Valério Fonseca (RN).
Os três foram desafiados a criar um filme em um único dia do " XV Encontro de Cantadores repentistas do nordeste", em agosto/2023 - Diadema, e no FestCiMM exibem ao público.
No dia 27/08, das 19h às 21h, o evento realiza a mostra Foco Cinema Paraibano para aumentar a visibilidade da produção audiovisual e dos profissionais desse estado nordestino. Os filmes exibidos serão Cervejas no Escuro (2023) e Quitéria (2019), ambos do diretor Tiago A. Neves.
E a mesa-redonda "A produção experimental de Cinema na Paraíba" contará com o produtor Nivaldo Rodrigues, o diretor Tiago A. Neves e o diretor de fotografia Erik Clementino. Conheça os detalhes e as demais atrações do FestCiMM.
No Vale do Ribeira, a Fábrica de Cultura Iguape, no centro histórico da cidade, promove a cultura tradicional e intervenções teatrais.
Minha cultura viva: oficina de Fandango e a importância do registro audiovisual no dia 17, sábado, às 10h, conta com o protagonismo do grupo da Associação Jovens da Juréia, um dos responsáveis pela preservação dessa memória popular na região.
E a peça Rei na rua, do Bando Golíardis, ocupa a unidade com uma paródia sobre questões atuais, como os dois lados do poder por meio de uma história do tecido que só as pessoas inteligentes conseguem ver.
A apresentação é no dia 21/08, a partir das 15h, conta com tradução em Libras e inspirada na história de Hans Christian Andersen, autor dinamarquês conhecido por contos como A Pequena sereia e A roupa nova do Rei.
Histórias e cantos populares nas Bibliotecas
Em celebração ao Dia do Folclore (22/08), as bibliotecas da unidade Diadema, dia 13, às 10h, e às 14h nas bases Capão Redondo, em 20/08, Iguape e Jardim São Luís, ambas no dia 22, recebem a cia. Periférica de Artes com Histórias populares brasileiras para (re)conhecer e brincar, intervenção artística focada nas crianças a partir dos seis anos. Partindo da literatura, contação de histórias e cantos populares, a atividade também contempla brincadeiras de roda e as musicalidades do folclore que atravessam gerações.
Fique por dentro de toda a programação das bibliotecas.
Para conhecer mais sobre o trabalho das Fábricas de Cultura e formas de apoiar, acesse o site do Programa.
SERVIÇO:
Toda a programação é gratuita
Os destaques, a seguir, não exigem inscrição. É só chegar e aproveitar!
CIRCUITO: FABIANA COZZA APRESENTA O SHOW “DOS SANTOS”
Livre
2/08, sexta, às 19h30 – Fábrica de Cultura Osasco
Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600
3/08 - sábado - Fábrica de Cultura Diadema
Uma tarde de samba. Veja os horários dos grupos que se apresentam antes da cantora:
14h – Pagode na disciplina
15 – Som Original
16h – Fabiana Cozza
Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema | Tel: (11) 4061-3180
16/08, sexta-feira, às 20h - Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Rua Antônio Ramos Rosa, 651 - Jardim São Luís, São Paulo | Tel: (11) 5510-5530
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
1ª MIT FEST - FESTIVAL DOS ESTÚDIOS DAS FÁBRICAS DE CULTURA
7/08, quarta-feira – Livre
WORKSHOP COM TRATORE - DISTRIBUINDO MINHA MÚSICA NAS PLATAFORMAS DIGITAIS
15h50
CONSTRUINDO MEU PÚBLICO - DAS REDES SOCIAIS AOS SHOWS, COM CÁ MENDONÇA, CIÇA PEREIRA E MARIA FLOR
18h40
SHOW - FUNMILAYO AFROBEAT ORQUESTRA
19h40
Esquerda à direita: Fabiana Cozza (foto: José de Holanda) | Nega Duda (foto: Lari Infante) | Neusa Borges (foto: Marcos Serra Lima) |