A Argentina Julieta Santamaria, de 26 anos, decidiu por si mesma, percorrer a trilha de 4 mil Km denominada Caminho da Mata Atlântica, que conecta áreas naturais e Unidades de Conservação desde o Estado de Rio de Janeiro até o Estado de Rio Grande Sul.
É a primeira pessoa a estar percorrendo o trajeto a pé, e segundo ela, desbravando e abrindo caminhos para que outros realizem o feito e possam desfrutar do que a natureza oferece.
A Julieta ressalta que conhecer a Mata Atlântica e ouvir o som de sua biodiversidade tem trazido sensação de paz, tranquilidade e conforto, e que embora tenha sido necessário preparação para encarar esse desafio, é estando dentro da mata que ela aprende o que precisa fazer para seguir em frente, estando atenta a seus próprios limites, redescobrindo-se e adquirindo autoconhecimento a cada passo dado, tendo como lema “ Um Passo de cada vez, lembrando que passos felizes valem por três”
Na cidade de Cajati/SP, foi recebida no Parque Estadual do Rio Turvo no Núcleo Capelinha, unidade de conservação gerido pela Fundação Florestal.
Sendo um local de muitos atrativos turísticos, aproveitou para conhecer as cachoeiras, mirantes, e trilhas do parque como a Trilha do Lamarca e, nesta quarta feira dia 21/08, saiu a percorrer a Trilha do Mirante do Aleixo, juntamente com o monitor do parque Felipe Moura e a equipe de reflorestamento Iniciativa Verde.
“Aqui no Estado de São Paulo, a Fundação Florestal muito me tem ajudado, orientando sobre as trilhas, as rotas mais adequadas e alertas de chuvas, o que me trouxe mais tranquilidade ao percorrer o caminho.
Agradeço ao Tiago Vecki Gestor do Parque que se mobilizou pra conseguir esse apoio tanto para percorrer as trilhas (barreiro-capelinha/trilha do aleixo/ Cajati- Cananéia) como para lugares de apoio e de pernoite ”, conta
Questionada sobre para quem poderia dedicar esse feito, ela diz: “ Aos que confiaram e acreditaram em mim desde o começo, e também a todos os amigos que conheci durante o caminho.
Mantenho contato com eles, e me encorajam todos os dias para o propósito que eu mesma me dei”. Alguns chegaram a percorrer junto com ela, distancias entre 10 e 80km, realizados a pé e de bike com grupos de ciclistas.
A equipe da Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Cajati, esteve com a Julieta no Parque Capelinha “Poder ouvir suas histórias, sua experiência dentro da Mata Atlântica e entender seu ponto de vista sobre Ecoturismo e Turismo de Aventura, faz com que possamos entender melhor esse público para buscar melhor atendê-lo, considerando que Cajati, assim como o Vale do Ribeira, possui muitos Atrativos Turísticos Naturais”, diz a Turismóloga Municipal Cintia Martins.
A Secretária de Cultura e Turismo Oldair Gomes de Oliveira (Deka) ressalta a importância do apoio aos turistas “ A hospitalidade é a melhor maneira de envolver o turista.
A atitude da Julieta nos surpreendeu por sua coragem e determinação, e Cajati estará sempre pronta para acolher e tornar mais leve este caminho”.
“ Vejo nessa região, um potencial turístico de Turismo de Natureza incrível, como muitas cachoeiras e locais de banho, e agora posso entender a diferença que um lugar como esse traz para o bem estar, lembrando que passei por lugares onde houve muita falta dos recursos hídricos”, conta Julieta.
Grupo Iniciativa Verde:
Isaac
Cesar
Jango
Angela