Programa SP Produz visa estimular as Cadeias Produtivas Locais (CPLs) paulistas por meio de governança e cooperação
A partir do dia 5 de agosto estarão abertas as inscrições para o SP Produz, programa estadual de desenvolvimento das cadeias produtivas locais - inclusive para o Vale do Ribeira.
O projeto, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) em parceria com o Sebrae-SP, estimula a cooperação de aglomerações produtivas setoriais a fim de promover o desenvolvimento econômico regional.
A primeira etapa do Edital de Reconhecimento do Programa SP Produz será detalhada em live nesta segunda-feira, dia 29, às 10h.
A ação contará com transmissão via canal do YouTube do Sebrae-SP. A ação vai explicar o passo a passo do edital que envolve a habilitação jurídica do agente representante. Durante a live, os interessados poderão enviar dúvidas para serem respondidas pelos técnicos da SDE.
O programa SP Produz será dividido em quatro níveis de maturidade e, à medida que as cadeias produtivas avançam com o apoio do Governo do Estado, elas evoluem e ganham acesso a novos benefícios, que vão desde apoio técnico, mentoria até alocação de recursos financeiros.
As Cadeias Produtivas Locais (CPLs) reúnem micro, pequenas e médias empresas de um mesmo segmento que, atuando sob uma governança comum, buscam ampliar sua competitividade e fortalecer seu desenvolvimento, a partir da cooperação.
Esta conexão de diferentes agentes também tem como propósito o desenvolvimento regional por meio do fortalecimento do empreendedorismo, além de tornar as cadeias referências em determinados segmentos.
As associações, cooperativas, gestores privados e públicos do Vale do Ribeira podem participar montando um projeto da sua cadeia produtiva (bananicultura, apicultura, palmito pupunha, polpa da juçara, pescado, plantas ornamentais, produção leiteira, turismo rural, entre outras) e submetido para ser avaliado.
"As CPLs vão contribuir para o desenvolvimento e promoção do mercado do Vale do Ribeira, principalmente entre os pequenos produtores rurais e agricultores familiares da região", comenta o analista do Sebrae-SP, Lucas Carnio.
"Por meio das CPLs, os pequenos produtores podem ter mais acesso ao mercado mesmo competindo com empresas de maior porte, já que estarão organizados e atuando de forma complementar sob uma mesma governança", completa o consultor do Sebrae-SP, Anderson Lima.
As pessoas interessadas podem acessar o edital do programa SP Produz por meio do link https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/07/edital-e-anexos-sp-produz.pdf.
Mais informações com o Sebrae-SP no Vale do Ribeira pelo telefone (13) 3828-5077.