Projeto vai circular, a partir do dia 20 de setembro, por sete cidades paulistas com espetáculos e oficinas gratuitos; em Cananéia, as apresentações são nos dias 20 e 21 de setembro
São Paulo (SP) – São inúmeras as vivências de Ana Maria Carvalho construídas em 50 anos de carreira. É atriz, cantora, compositora, educadora, pesquisadora, costureira, bordadeira, brincante.
Maranhense de Cururupu, terra do Bumba Boi, do Tambor de Crioula e do Cacuriá, Ana Maria acredita que a cultura popular é arte atemporal. É matéria-prima para uma formação educativa e cultural que valorize os saberes de mestres e mestras e a arte brincante.
Cantigas do Tempo traz músicas aprendidas na infância, composições próprias, poemas musicados, letras combinadas a gêneros e ritmos como sambas, bumba boi, forrós e cantigas tradicionais.
E é com esse tesouro que o público vai entrar em contato através dos shows e oficinas de brincadeiras populares e danças brasileiras.
Para Ana Maria, que fez dessa prática cultural sua própria história de vida, essa circulação pelo Estado de São Paulo é mais uma possibilidade de aproximar adultos e crianças das tradições populares brasileiras e do valor artístico e educativo que elas podem oferecer.
A primeira oficina e espetáculo acontecem nos dias 20 e 21 de setembro em Cananeia, no litoral sul do estado. As apresentações seguem em Campinas (27/09); na capital, no Centro Cultural São Paulo, (28/09); em Ubatuba, (12/10), São Luís do Paraitinga (25/10) e São José dos Campos (17/11).
Os espetáculos terão acessibilidade em libras e equipe de acolhimento para famílias neuro atípicas. Em São Paulo também haverá acessibilidade em audiodescrição.
O projeto Cantigas do Tempo foi aprovado no edital de Difusão Cultural da Lei Paulo Gustavo da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo.
“Ninguém brinca mais”
Cantigas do Tempo é um show que estimula a arte do brincar. Os participantes das oficinas vão dançar o cacuriá, o bumba meu boi, e as cantigas de roda.
De acordo com Ana, essas brincadeiras vão trazer ao público a importância das brincadeiras, do canto e da dança como uma prática que cria vínculos, estimula a criatividade e a liberdade.
“Eu espero que neste show as pessoas voltem para casa muito mais alegres do que chegaram. Dá leveza, felicidade, as crianças brincam. As crianças adoram brincar e estar juntas. Eu tenho 72 anos e o meu trabalho é movido pelas crianças”, disse Ana Maria.
A artista maranhense é movida pelas amizades feitas na música e pela troca de experiências musicais.
Nesse espírito, em cada show, Ana Maria receberá um convidado local para fazer uma participação especial. Em Cananeia, está confirmada a presença do rabequeiro Zé Pereira.
Para o show em São Paulo, no Centro Cultural São Paulo, Ana Maria receberá no palco Tião Carvalho, mestre maranhense, compositor, educador e fundador do Grupo Cupuaçu, na cidade de São Paulo.
“Não tem como viver sem arte”
Ana Maria se sente em casa no Estado de São Paulo. Há 20 anos é radicada em São José dos Campos onde, em 2022, recebeu o Prêmio de mestres e mestras do município. Vanguardista, Ana trouxe os brinquedos populares para o Teatro Vento Forte, onde foi atriz e figurinista por 20 anos. “Ao mesmo tempo, a gente trabalhava nas escolas, na capital e interior levando as brincadeiras brasileiras. Estamos há 40 anos nessa batalha. A cultura é vida, não tem como viver sem arte!”, ressaltou.
São dois os álbuns lançados por Ana Maria em sua carreira: Por mim e Pelo Meu Povo em 2012 (Por Do Som/Proac) e Memórias de Carvalho (Fomento às Culturas Negras da cidade de São Paulo). Em 2018 foi contemplada pelo MinC com o Prêmio de Culturas Populares. É cofundadora, ao lado do irmão Tião Carvalho, da festa do boi no Morro do Querosene que existe há 40 anos e revive a cultura maranhense na cidade de São Paulo.
SERVIÇO:
CANANEIA (20 E 21 DE SETEMBRO)
Show Cantigas do Tempo
21 de setembro – Na Ginga da Maré, Festival das Culturas Populares e Tradicionais de Cananéia
Horário: 23h
Local: Praça Theodolina Gomes (Tiduca)
Rua Rodolfo Lima, 45 - Centro
Participação especial: Zé Pereira
Atividade gratuita
Acessível em libras
Classificação: Livre
Oficina Cantigas do Tempo
20 de setembro – Cananéia
Local: Escola Estadual Yolanda Araújo Silva Paiva
Rua Francisco Chaves , 180 – Centro.
Horário: Das 16h às 17h30
Acessível em libras
Atividade gratuita
Livre
Para fazer sua inscrição é necessário enviar e-mail para o endereço nagingadamare@gmail.com
Menores de 15 anos precisam estar acompanhados de adulto responsável.
CAMPINAS (25 E 27 DE SETEMBRO)
Show Cantigas do Tempo
27 de setembro - Festival Transforma 2024 do Instituto Anelo - Campinas
Horário: 20h
Local: CEU Mestre Alceu - Florence I
R. Lasar Segal, 110 - Jardim Florence
Participação especial: Núcleo de Samba Cupinzeiro
Atividade gratuita
Acessível em libras
Classificação: Livre
Oficina Cantigas do Tempo
25 de setembro – Festival Transforma 2024 do Instituto Anelo - Campinas
Local: Instituto Anelo
Rua Vicente de Marchi, 718 - Jardim Florence
Horário: Das 10h30 às 12h
Acessível em libras
Livre
Atividade gratuita
vagas limitadas (distribuição de senhas por ordem de chegada)
Menores de 15 anos precisam estar acompanhados de adulto responsável.
SÃO PAULO (28 DE SETEMBRO)
Show Cantigas do Tempo
28 de setembro – Centro Cultural São Paulo
Horário: 19h
Local: Centro Cultural São Paulo - Sala Adoniran Barbosa
Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade
Participação especial: Tião Carvalho
Atividade gratuita
Os ingressos podem ser reservados online pelo site do Centro Cultural São Paulo ou presencialmente na bilheteria.
Acessível em libras
Acessível em audiodescrição
Classificação: Livre