Com texto e atuação de Cleber Tolini, monólogo O Subnormal faz duas apresentações em Iguape

Vale do Ribeira - Inédito em Iguape, o espetáculo tem sessões gratuitos na Fábrica de Cultura de Iguape, nos dias 30 e 31 de outubro

Há 20 anos, o ator Cleber Tolini nasceu de novo. Ele tinha 24 anos quando um episódio marcaria sua vida para sempre. 

Ao descobrir um tumor no cérebro e passar por uma cirurgia bem-sucedida para sua retirada, Cleber ficou com apenas 20% de visão – sequela que o incluiu em um grupo até aquele momento desconhecido por ele, o de pessoas com visão subnormal, também denominada baixa visão. 

Em 2018, decidiu levar para os palcos as mudanças na sua vida pessoal e artística, com muito humor. Foi assim que nasceu o monólogo “O Subnormal”, com texto e atuação do próprio Cleber, dirigido por Djalma Lima.

Inédito na cidade de Iguape, a peça “O Subnormal” será apresentada nos dias 30 e 31 de outubro na Fábrica de Cultura de Iguape, às 19h. 

Com entrada franca, os ingressos serão distribuídos na bilheteria dos teatros uma hora antes do início da sessão.

Entre os meses de setembro e novembro de 2024, a montagem ganha uma circulação gratuita pela capital, interior e litoral de São Paulo. 

Além de seis apresentações em centros culturais da capital, a turnê também passa por Pirassununga, São José dos Campos, Santos, Mairiporã, Iguape e Taubaté. 

O início da turnê acontece no Centro Cultural Vila Formosa, em 21 de setembro, no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. “Escolhi esta data importante na luta para celebrar o início da circulação”, diz Cleber.

“São seis anos na estrada, mais de cem apresentações, entre temporadas e turnês. Nunca imaginei que a minha história pessoal fosse chegar a tantas pessoas. A peça foi apresentada até em Nova York, no Festival Internacional de Monólogos Don Ivan Garcia”, comemora Cleber.

Em cena, Cleber trava uma conversa franca e divertida com o público sobre a sua trajetória, e também inclui relatos, por meio de áudios gravados, de outras pessoas de baixa visão. 

Especialista em Acessibilidade Cultural e profissional de audiodescrição, Paula Souza Lopez colaborou para a dramaturgia ser acessível. 

A encenação inclusiva, com audiodescrição integrada, permite que o próprio ator faça a audiodescrição em cena, sem a necessidade de narrador, fones e cabine.

Em todas as cidades do interior e litoral, Cleber vai ministrar a oficina gratuita “Acessibilidade cultural, improviso e teatro-documentário”, com aproximadamente 4 horas de duração. 

Em São Paulo, a oficina acontecerá no Centro Cultural da Juventude. Aberta ao público em geral, a partir de 14 anos de idade, para se inscrever é preciso preencher um formulário em bit.ly/oficina-acessibilidade-cultural a partir de 15 de setembro. 

Mais informações: contato@torresproducoes.com

Este projeto conta com a produção da Torres Produções Culturais e é realizado pelo EDITAL LEI PAULO GUSTAVO SP Nº 20/2023 - DIFUSÃO CULTURAL do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Governo Federal através do Ministério da Cultura. #LeiPauloGustavoSP #tudoviracultsp


A trajetória do espetáculo


“O Subnormal” estreou em julho de 2018 no Espaço Parlapatões (SP). Além de São Paulo, a montagem cumpriu temporadas em Salvador e no Rio de Janeiro. Também foi apresentada no Senac São Paulo e Araçatuba, no Sesi Marília e Birigui e nas unidades do Sesc Campinas, Ipiranga, Interlagos e Maranhão. 

O espetáculo participou de importantes festivais: Festival Sem Barreiras, Festival Palco Presente, Virada Inclusiva, Festival de Mairiporã (onde foi agraciado com os prêmios de Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção), Festival Internacional de Monólogos Don Ivan Garcia (Nova York), Festival de Verão de Ipatinga, Festival Conectação (Recife), Acessa BH, Porto Verão Alegre e Festival Experimenta (no CCBB RJ).

Sobre Cleber Tolini


Ator, improvisador e consultor em roteiros de audiodescrição. Formado pela Fundarte – Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Cleber fez participações em publicidade, séries de TV e teatro corporativo. 

É consultor de roteiros de audiodescrição. Na área teatral, além do solo “O Subnormal”, participou de espetáculos como “O Menino e a Cerejeira”, dirigido por Stella Tobar; “Comida dos Astros”, com direção de Graziela Moretto, e “Hamlet ao Molho Picante”, sob a direção de Dagoberto Feliz. 

Também participou de produções como “A Saga da Bruxa Morgana e a Família Real”, que lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Femsa de 2013 como Melhor Ator Coadjuvante; e “Atrás do Pano”, dirigido por Marcelo Romagnoli. Na TV, integrou o elenco da novela “Todas as Flores” (Globoplay e Rede Globo).



Ficha Técnica


Texto e Atuação: Cleber Tolini

Direção: Djalma Lima

Direção de Movimento: Lena Roque

Produção Executiva: Rafael Torres

Assistente de Produção: Higor Pinheiro

Iluminação: Giuliano Caratori

Cenário e Figurino: Clau Carmo

Audiodescrição Integrada: Paula Souza Lopez

Intérprete de Libras: Fabiano Campos

Revisão de Texto: Cybele Gianini

Operador de Som e Luz: Cleber Dnuncio

Locução: Rosi Campos

Depoimentos: Paulo Galvão, Sonny Pólito, Josielle e Marcelino Tavares.

Fotos: Eduardo Petrini

Designer Gráfico: Osvaldo Piva

Gestão de Mídias Sociais: Xavante Comunicações

Gestão Administrativa Financeira: Rafael Torres

Assessoria de Imprensa: Paula Catunda e Catharina Rocha

Registro Audiovisual: Ícarus Filmes

Assessoria Jurídica: FLP Advocacia e Assessoria Jurídica

Produção e Realização: Torres Produções Culturais, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Governo Federal através do Ministério da Cultura.



A TURNÊ – O SUBNORMAL



São Paulo

21/9, às 19h - Centro Cultural Vila Formosa

24/9, às 19h30 - Centro Cultural Santo Amaro

25/9, às 20h - Centro Cultural da Juventude

26/9, às 20h - Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes

22/11, às 20h - Centro Cultural da Diversidade

23/11, às 20h - Teatro Flávio Império



Interior e Litoral

03 e 04/10, às 19h30 - Pirassununga: Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli

10 e 11/10, às 20h - São José dos Campos: Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas

18/10, às 17h - Santos: Teatro Rosinha Mastrangelo

25 e 26/10, às 19h - Mairiporã: Teatro Contadores de Mentira

30 e 31/10, às 19h - Iguape: Fábrica de Cultura de Iguape

07 e 08/11, às 20h - Taubaté: Centro Cultural Municipal de Taubaté



Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 60 min.

Entrada franca (retirada do ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo).


Com texto e atuação de Cleber Tolini, monólogo O Subnormal faz duas apresentações em Iguape (créditos foto: Eduardo Petrini)
 Com texto e atuação de Cleber Tolini, monólogo O Subnormal faz duas apresentações em Iguape (créditos foto: Eduardo Petrini)


Postagem Anterior Próxima Postagem