O Sesc Registro-SP recebe a exposição "Roça é Vida", resultado de uma colaboração entre a Associação Museu Afro Brasil e a Associação dos Remanescentes de Quilombo de São Pedro.
A abertura aconteceu no dia 21 de setembro e a exposição estará em exibição até 2 de fevereiro de 2025, após ter atraído mais de 130 mil visitantes no Museu Afro.
Iniciativa valoriza a cultura quilombola e promove o conhecimento ancestral em parceria com o Museu Afro Brasil
"Roça é Vida" busca promover a salvaguarda das memórias e bens culturais dos quilombos do Estado de São Paulo.
A mostra proporciona um contato mais próximo com a história do Quilombo de São Pedro, situado em Eldorado, e tem como objetivo fortalecer a autoestima da população local, ao mesmo tempo em que educa sobre os conhecimentos ancestrais das comunidades quilombolas.
O acervo da exposição é enriquecido por originais e reproduções das ilustrações dos livros "Roça é Vida", de Viviane Marinho, e "Na companhia da produção do Dona Fartura: uma história sobre cultura alimentar quilombola", de Laudessandro Marinho.
Os visitantes poderão apreciar fotografias, objetos de uso cotidiano, sementes crioulas e um documentário sobre o Quilombo de São Pedro.
Dentre os destaques, o Sistema Agrícola Tradicional Quilombola, que utiliza técnicas de interação com a natureza, remonta ao ciclo da Roça de Coivara, transmitido de geração em geração e fundamental para a subsistência da comunidade.
Em 2018, esse sistema foi reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A exposição, que pode ser visitada de 21 de setembro de 2024 a 02 de fevereiro de 2025.
De terça a sexta, das 13h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. 13h30 às 21h30, é gratuita e não requer retirada de ingressos, oferecendo a todos a oportunidade de imergir na rica cultura quilombola do Vale do Ribeira.
Fonte e fotos: Portal Ribeira