Campanha começa a ser veiculada este mês para reforçar que compositores e artistas têm o direito de receber por suas criações musicais
A música faz parte de nossas vidas, tem o poder de marcar momentos importantes e é um dos motores da economia criativa do país, impulsionando diferentes negócios e eventos.
Em defesa da música e de seus criadores, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lança este mês uma campanha institucional com o conceito “Música tem dono”.
A proposta da campanha é construir uma comunicação direta com quem utiliza música em locais de frequência coletiva para reforçar a conscientização sobre a obrigatoriedade do licenciamento musical e do impacto social promovido pela remuneração da classe artística.
A campanha prevê alcançar diferentes segmentos responsáveis pelo pagamento de direitos autorais.
Inicialmente o foco será o segmento de Usuários Gerais, que engloba restaurantes, bares, lojas, hotéis, academias e demais estabelecimentos comerciais.
Com diferentes formatos de mídia, estão previstas ações como landing page, campanha em redes sociais, spots publicitários, branded content em portais de notícias locais e exibição do filme da campanha em plataformas de grande alcance, como Globoplay, Spotify e UOL.
O filme da campanha apresenta um enredo que mostra como a vida e o mundo são melhores com música e destaca vivências e momentos do dia a dia que são inimagináveis sem ela, como a canção que marca os relacionamentos, os shows inesquecíveis, as memórias musicais da infância ou a trilha sonora que motiva a todos na academia.
Por fim, ressalta a importância de reconhecer que toda música tem um dono e, por isso, o pagamento dos direitos autorais é garantido no Brasil.
"Como a música está em praticamente todos os lugares e faz parte de nossas vidas, algumas pessoas esquecem que ela tem dono e que alguém foi responsável por sua criação.
A campanha foca em trazer essa mensagem sobre a importância de respeitar o trabalho musical e reconhecer que ele deve ser remunerado.
Nosso objetivo foi fazer uma campanha leve e que apresentasse essa conexão da música com o nosso dia a dia", disse Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.
O Ecad é uma instituição privada, sem fins lucrativos e responsável por arrecadar e distribuir direitos autorais no Brasil quando há utilização pública de música em qualquer canal ou espaço: rádio, TV, cinema, estabelecimentos comerciais, plataformas digitais, casas de festas, shows e outros locais de frequência coletiva.
É por meio desse trabalho e das determinações da Lei dos Direitos Autorais (9.610/98) que a instituição garante a remuneração a autores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos nacionais e estrangeiros.
Música tem dono é nova campanha do Ecad em defesa dos direitos autorais |