Realizado no Senai nos dias 28 e 29 de setembro, Hackathon “Impulsionando o Vale” contou com a participação de 40 estudantes
Desafiar estudantes a encontrar soluções para um problema enfrentado por uma empresa. Esta é a essência do Hackathon, termo que combina as palavras “hack” (programar) e “marathon” (maratona) e pode ser entendido como uma maratona de programação ou inovação.
O 2º Hackathon do Vale do Ribeira foi promovido pelo
Sebrae-SP em parceria com o Senai, Escola Técnica Paula Souza, Faculdade de
Tecnologia (Fatec), Unesp e Instituto Federal.
Com o tema “Impulsionando o Vale”, a maratona foi realizada no Senai nos dias 28 e 29/09 e reuniu cerca de 40 estudantes de cursos técnicos e universitários da região.
Divididos em seis equipes, eles passaram dois dias desenvolvendo soluções tecnológicas para um desafio apresentado pela empresa Metalcore, de Cajati, além de participarem de workshops ministrados pelo consultor de negócios do Sebrae-SP, Ricardo de Oliveira.
Ele falou sobre ideação, validação e pitch (como fazer uma apresentação curta e direta sobre uma empresa ou projeto).
Após
a análise criteriosa das sugestões propostas pelos alunos, diretores da
Metalcore escolheram a solução apresentada pela equipe vermelha para aplicar na
empresa. Os vencedores receberam medalhas, troféus e premiação em dinheiro.
“O ambiente do Hackathon simula o mercado de trabalho, onde os profissionais precisam trabalhar com pessoas que não conhecem, explorar soluções criativas para problemas específicos e complexos, muitas vezes sob pressão.
Além de gerar soluções inovadoras, as maratonas também são ferramentas para estimular a criatividade, cultivar talentos e realizar networking”, afirma o consultor do Sebrae-SP.
Integrante da equipe vencedora do Hackathon, o estudante do curso Técnico em Informática do Senac Registro-SP, Diego Henrique de Campos Araújo, gostou muito do formato da competição.
“Sair com a premiação foi uma sensação incrível, inclusive porque o nível das outras equipes estava muito alto e conseguir vencer o desafio foi surpreendente.
Como aluno, ter a oportunidade de resolver o problema de uma
empresa, e não é qualquer empresa que nos dá essa oportunidade, foi uma
experiência incrível”.
Sebrae-SP promove maratona de inovação em parceria com instituições de ensino de Registro-SP |