Produtores rurais de Barra do Turvo e Pedro de Toledo receberam orientações técnicas sobre cultivo e comercialização de morangos
A 42ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia foi o destino da missão técnica promovida pelo Sebrae-SP no dia 27/9, com produtores rurais de Barra do Turvo e Pedro de Toledo.
Além de conhecer a festa, os participantes visitaram uma propriedade de agricultura familiar e receberam orientações técnicas sobre o cultivo e a comercialização de morangos.
O consultor de negócios do Sebrae-SP, Anderson de Lima, explica que a missão técnica fez parte do projeto de inovação de mercado junto aos bubalinocultores de leite de Barra do Turvo, que pretendem diversificar a produção.
“Barra do Turvo é o maior produtor de leite de búfalas do estado de São Paulo. No entanto, ao investir na monocultura, os produtores ficam muito vulneráveis aos riscos climáticos e à oscilação de preços do mercado", explica Anderson.
Por meio do programa Cidade Empreendedora, implementado pelo Sebrae-SP junto à Prefeitura de Barra do Turvo, cerca de 20 bubalinocultores recebem consultoria em planejamento, produtividade e acesso ao mercado.
Na missão técnica em Atibaia, os produtores tiveram oportunidade de vivenciar uma colheita de morango, receber orientações sobre as técnicas de produção e as formas de escoamento da fruta.
Já na visita à Festa de Flores e Morangos, os participantes conversaram com produtores expositores sobre a dinâmica de comercialização.
“O morango é uma alternativa viável, pois Barra do Turvo está numa região com clima e altitude propícios para o cultivo do morango, além de uma logística favorável, pois fica às margens da Rodovia Regis Bittencourt e próxima de Curitiba, com grande mercado potencial”, pontua Anderson.
Um dos participantes da missão técnica, o presidente da Associação dos Bubalinocultores de Leite e de Hortifruti de Barra do Turvo (Abufruit), Keiçon da Silva Reis, diz que a troca de conhecimentos foi muito importante.
“Para nós que queremos iniciar a produção de morangos foi muito bom visitar uma propriedade em Atibaia e trocar experiências com outro produtor, assim como saber mais sobre o mercado final foi de grande valia. Agradeço ao Sebrae-SP pela oportunidade”.
A missão técnica contou com apoio da Secretaria de Agricultura de Atibaia, Abufruit, Prefeitura de Barra do Turvo e Cooperativa de Produtores Rurais de Pedro de Toledo Ouro do Vale.