Seminário ressalta importância da valorização cultural para potencializar o artesanato da região

Realizado pelo Sebrae-SP em parceria com o Senar e Sindicato Rural, o evento reuniu mais de 100 artesãs e artesãos em Registro-SP

"Uma experiência enriquecedora e inspiradora”. A definição da artesã Carmen Oliveira Lima, de Ilha Comprida, resume como foi o 1º Seminário de Artesanato e Trabalhos Manuais do Vale do Ribeira. 

Realizado pelo Sebrae-SP em parceria com o Senar e Sindicato Rural do Vale do Ribeira, o evento reuniu mais de 100 artesãs e artesãos no dia 9/10, na sede do Bunkyo em Registro.

Para Carmen Oliveira Lima, do Ateliê Maria Farinha, as palestras proporcionaram uma visão profunda sobre as diferentes técnicas e tradições do artesanato, destacando a importância dessa arte para a preservação cultural e o desenvolvimento criativo. 

“O evento como um todo foi uma celebração e espaço para trocas de experiências e fortalecimento da nossa comunidade criativa”, completou.

Já a artesã Giorgia Martines disse que o encontro celebrou não apenas a criatividade e o talento de cada artesão, mas também a riqueza cultural e natural de uma região tão especial. 

“Que este seminário fortaleça ainda mais a troca de saberes, a preservação das nossas raízes e inspire novas criações que reflitam toda a beleza e diversidade do Vale do Ribeira”.

Com o objetivo de incentivar a profissionalização e o aprimoramento das técnicas artesanais, o Seminário foi considerado um marco na valorização do artesanato local ao contribuir com o fortalecimento cultural e identitário da região.

“A principal missão do Sebrae é aumentar a competitividade dos empresários de pequenos negócios. E nós estamos aqui para aumentar a competitividade de vocês artesãos. 

Para isso, é preciso adequar a sustentabilidade ao processo e ao produto, investir na criatividade e no pertencimento, que é mostrar o que o Vale tem de melhor”, afirmou a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle dos Santos, durante a abertura do evento.

Analista de negócios do Sebrae-SP, Carlos Alberto Pereira Junior disse que o Seminário também estimulou a união entre os artesãos. 

“Foi uma grande oportunidade para repensar, adequar, inovar e potencializar o trabalho dos artesãos, com intuito de transformar o segmento em potência de turismo no Vale do Ribeira.


Programação


Os temas do Seminário foram escolhidos com base nas demandas do setor. Pela manhã, Maurício Pereira, da Superintendência do Trabalho Artesanal das Comunidades (Sutaco), falou sobre o potencial do artesanato paulista e a diversidade do território, destacando como a diversidade pode ser alavanca para o desenvolvimento econômico. 

O presidente da Federação dos Artesãos de Minas Gerais, Rhaavi Dionísio, abordou a importância do trabalho em conjunto e as diferenças entre associativismo, cooperativismo e coletivos.

A programação contou ainda com a apresentação da artesã Janayna Franco, sobre a importância da sustentabilidade na produção artesanal, e oficinas sobre embalagens, com a designer e artista gráfica Carla Takushi, e Fotografia, ministrada pelo produtor audiovisual Victor Yagyu.

Seminário ressalta importância da valorização cultural para potencializar o artesanato da região
Seminário ressalta importância da valorização cultural para potencializar o artesanato da região




Postagem Anterior Próxima Postagem