Evento contemplou as melhores classificadas da região na etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
O Rancho Por do Sol em Eldorado foi o cenário escolhido para o evento de homenagem às empreendedoras do Vale do Ribeira que obtiveram as melhores classificações na etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.
Realizado pelo Escritório Regional do Sebrae-SP nesta quarta-feira, dia 27, o evento reuniu 60 empresárias numa tarde de diálogo, homenagens e networking.
Moderado pela gerente regional do Sebrae-SP Michelle dos Santos, o painel “Mulheres Valentes que Inspiram” contou com a participação da psicóloga e mentora especializada em Recursos Humanos, Cássia Maeji, e da assessora de investimentos Amanda dos Santos Landim.
Numa conversa franca e interativa, elas abordaram temas que impactam o dia a dia da mulher empreendedora, como os desafios de conciliar a carreira com a vida familiar, o preconceito de gênero e a importância da independência financeira.
“O empreendedorismo feminino cresceu 25% nos últimos três anos. É um dado relevante, que evidencia o quanto as mulheres estão buscando o seu próprio negócio.
No entanto, 64% das mulheres que empreendem ainda são informais. Aqui entra o Sebrae, com sua inspiração, a qualificação e a abordagem de incentivar a formalização, para que essas mulheres que empreendem possam usufruir dos benefícios da formalização”, comentou Michelle.
Por meio do Programa Sebrae Delas, as empreendedoras também recebem treinamentos, consultorias e mentorias para fortalecer a gestão e desenvolver suas habilidades.
Antes da entrega das premiações, Gabriella Rodrigues, proprietária da Palmitolândia, falou sobre a experiência de receber o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na etapa estadual em 2023.
Ela conquistou ouro na categoria produtora rural com seu trabalho de inovação aplicada ao cultivo e uso do palmito em Iporanga.
“O Prêmio do Sebrae deu uma grande visibilidade, atraiu muitas pessoas até a Palmitolândia e gerou muitas conexões.
Nessa trajetória com o Sebrae eu aprendi muito, foi um caminho construído em conjunto. E a ideia é essa, é sempre pensar diferente, fazer diferente e inovar", afirmou Gabriella.
Neste ano, sete empreendedoras do Vale do Ribeira melhor classificadas na etapa estadual do Prêmio Sebrae foram homenageadas.
Na categoria Pequenos Negócios, a primeira colocada foi Alessandra Borges (Marbor Calçados - Registro), seguida por Jane Campos Duquinha (Cred Já - Registro) em segundo, e Elaine Revitti (Policlínica Life - Ilha Comprida), em terceiro lugar.
Na categoria Microempreendedora Individual, o primeiro lugar foi para Janayna de Oliveira Franco (Flor de Aragonita - Iporanga). Vanessa Costa (Central do Presente - Iguape) ficou na segunda posição e Eveline Nardes da Costa (Estúdio Eveline Nardes - Eldorado), em terceiro. Na categoria Produtora Rural, a vencedora foi Ana Lucia Bai (Sítio Monte das Oliveiras - Barra do Turvo).
“O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece o protagonismo da mulher empreendedora e contribui para fomentar o empreendedorismo feminino. Todas as participantes, independente da colocação, se tornam inspiração e referência para outras mulheres”, destacou a gerente regional do Sebrae-SP.
O Prêmio
Criado em 2004, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios homenageia aquelas que lideram negócios inovadores e geram impacto social e econômico em suas comunidades.
A competição abrange cinco categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequenos Negócios, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais.
Para participar, as mulheres precisam ter mais de 18 anos e compartilhar suas histórias empreendedoras em um vídeo curto no formato de “pitch”.
Para assistir aos vídeos das vencedoras das etapas estadual e Vale do Ribeira, acesse o link: https://bit.ly/youtube_vídeos.