Vale do Ribeira - Roteiro foi desenvolvido com apoio do Sebrae-SP e começa a operar em março do ano que vem
As lanternas coloridas já tinham iluminado as águas do Rio Ribeira quando as autoridades subiram ao palco para realizar a abertura oficial do 70º Tooro Nagashi, na noite de sábado, 2/11, em Registro-SP.
Celebrado em homenagem aos antepassados, o evento foi escolhido para o lançamento do Roteiro Turístico da Imigração Japonesa, desenvolvido no município com apoio do Sebrae-SP.
“O Sebrae entende o turismo como um vetor de desenvolvimento muito importante para os territórios, e esse roteiro é um trabalho piloto no estado de São Paulo.
Quando a gente, lá em São Paulo, estava pensando onde fazer esse piloto, imediatamente Registro-SP nos abraçou”, destacou a gestora do Programa de Turismo do Sebrae-SP, Aline Delmanto.
“A proposta inicial é de uma metodologia de sete meses. Mas quando a gente propôs o trabalho, tínhamos quatro meses, porque entendemos que o roteiro deveria estar pronto para ser lançado durante o Tooro Nagashi”, revelou Aline.
Ela explicou que o roteiro turístico foi uma construção conjunta realizada pelo Sebrae-SP, empresários, agências de turismo e Conselho Municipal de Turismo, com apoio da Prefeitura, Senac, Sesc, Bunkyo e Associação Comercial.
"Nossos parceiros acompanharam o nosso grande desafio e o trabalho ficou lindo. Então, todos estão convidados a conhecer o roteiro de imigração japonesa, porque realmente vale muito a pena conhecer toda essa história”, ressaltou Aline.
O consultor de negócios do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, Ricardo de Oliveira, apresentou a programação para o público.
“Esse roteiro contempla o Vale do Ribeira como berço da colonização japonesa e foi um pouco disso que a gente quis trazer, um roteiro de três dias, pensado para um final de semana”.
O roteiro reúne a gastronomia japonesa e regional, vivências em fazendas e fábricas de chá e de junco, além de passeios para conhecer a história e o patrimônio cultural de Registro-SP.
Apresentação para agências
A comercialização do roteiro turístico começou a ser feita no próprio Tooro Nagashi, com datas para março e abril de 2025.
Após o lançamento oficial, também foi realizada a apresentação do roteiro para agências de viagem de São Paulo, Campinas, Ilha Comprida e Cananéia, além de associações nipo-brasileiras que vieram especialmente para o tradicional evento de Finados.
Consultora de viagem e proprietária de uma agência de turismo em Campinas, Cristina Mitie Yamamoto disse que o roteiro de Registro-SP tem muito potencial, especialmente pelas experiências que o turista pode vivenciar.
“As sensações, os significados e a história por trás de toda a vivência atraem o turista. O terreno do vizinho não é melhor e Registro-SP tem muito potencial”, afirmou. Cristina disse que está curiosa para fazer o roteiro e trazer outros profissionais de turismo para conhecer.
“Uma ideia é agregar um minicircuito junto com o Tooro Nagashi, para que os turistas possam aproveitar melhor a cidade”, sugeriu.
Mais informações sobre a comercialização do roteiro da imigração japonesa podem ser obtidas no Instagram @roteiroimigraçaojaponesa.